CACHO DE UVAS

O rosado vinho feminino e o Outubro Rosa

Por Humberto Amorim

Provavelmente já ouviram falar que o vinho rosado é o preferido de muitas mulheres. Embora o conhecimento e a facilidade para degustar os vinhos brancos e tintos sejam mais corriqueiros, hoje em dia, pouco mudou em relação a essa afinidade natural entre as mulheres e os vinhos rosados. Acho que o vinho rosé é mais um fator do fascinante mistério que tanto caracteriza as mulheres, seres enigmáticos por natureza. Os americanos classificam os rosados como “a girl’s best tasting wine”. O que você acha, o vinho rosé é mesmo um vinho feminino como dizem por aí? Reza a lenda urbana que esse tipo de vinho foi, durante muito tempo, vítima de preconceito por parte dos enófilos. Muitos o consideravam um vinho indefinido, nem tinto nem branco, e não o viam como possuidor de personalidade própria. Na verdade, houve uma época em que a maioria das ampolas disponível no mercado também não ajudava muito a mudar o que diziam.  Eram vinhos adocicados, diluídos e nem sempre com boa acidez. Para alguns a imagem permanece, mas, nos últimos anos, o vinho rosé passou por saudável renovação e como resultado, virou moda. Em geral os rosados não são vinhos feitos para guardar. Alegres e refrescantes, como a presença das mulheres nos eventos sociais, são melhores quando jovens. Há basicamente duas famílias de vinhos rosés. Uma delas se traduz em vinhos leves, ligeiros, com acidez marcada, refrescantes, fáceis de beber. A outra é representada por rosados mais estruturados, com mais corpo e peso, em que a acidez também é adequada. Ao se tornarem mais secos com acidez mais acentuada os rosados passaram a ter maior abertura para gastronomia. Por sua personalidade múltipla, combinam com grande variedade de pratos, dos leves aos de peso médio.

Curiosamente, a cor não é indicativa do peso da qualidade do vinho. Existem rosados de coloração mais intensa que parecem encorpados, na boca nota-se que são leves, as vezes, diluídos. Na definição do estilo do vinho, importa mais o processo de vinificação, do que as uvas que deram origem ao rosado da sua coloração. É bom saber que a cor vermelha, menos ou mais intensa, é dada ao vinho rosado pelos pigmentos presentes na pele das uvas tintas dissolvidas no vinho quando o mosto é fermentado em contato com as cascas.

Por sua natureza, os bons rosados, são bastante versáteis. Fazem agradável companhia para pratos de sabor e untuosidade médios. Podem acompanhar tanto um assado de cordeiro (minha combinação favorita) com verduras grelhadas ou uma massa com ervas. Delícia!

Meu apelo à todas as mulheres neste Outubro Rosa –  Já que o tema é o vinho feminino, aproveitem para fazer consultas, atendendo ao grito de conscientização sobre o câncer de mama que aflige mulheres no mundo inteiro. Esta semana, em conversa com o médico mastologista Gerson Mourão da FCECON, aprendi que não existe prevenção contra o câncer de mama, o que salva vidas é o diagnóstico precoce.

Pular para o conteúdo