CIDADANIAEDUCAÇÃOSEGURANÇA

Seap e Universidade Estácio de Sá firmam acordo e ampliam vagas de ensino superior para todo sistema prisional do Amazonas

São bolsas com até 70% de desconto para diversos cursos mediante a realização dos vestibulares organizados pela instituição

Nesta última quinta-feira (02/09), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Universidade Estácio de Sá firmaram o termo de cooperação técnica para viabilizar a oferta e ampliação das vagas de ensino superior a distância para todas as unidades prisionais do Amazonas. O objetivo do acordo é oportunizar aos reeducandos do Estado a chance de alcançar a graduação e a ressocialização por meio do programa “Conhecimento que Liberta”. 

A assinatura do termo ocorreu na sede da Seap, localizada na Avenida Torquato Tapajós, Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus, e contou com a presença do secretário-executivo da Seap, tenente-coronel Paulo Cesar Gomes; do secretário-executivo adjunto da pasta, coronel André Luiz Barros Gioia, e representantes da Estácio.

As tratativas do acordo estavam em curso desde o ano passado. Hoje, em parceria com a Estácio e as empresas cogestoras, três unidades prisionais da capital já contam com a modalidade de ensino superior a distância, alcançando cerca de 186 detentos.

O sucesso do ensino ofertado e a alta procura por parte dos reeducandos foram fundamentais para a assinatura do termo. Agora a instituição passa a oferecer o sonho do ensino superior para os reeducandos de todo o sistema prisional amazonense, tanto da capital, quanto do interior. São bolsas com até 70% de desconto para diversos cursos mediante a realização dos vestibulares organizados pela instituição. 

“Conseguimos firmar essa parceria com a Universidade Estácio para ampliar e continuar promovendo os cursos dentro das unidades prisionais do Amazonas. Esse projeto está em andamento desde 2020 e já temos vários internos realizando cursos tecnólogos a distância nas unidades prisionais e para nossa grata satisfação, cinco deles estarão se formando ao final deste ano”, disse o coronel André Luiz Barros Gioia.

Expectativa 

De acordo com a diretora-geral da Estácio no Amazonas, Adriana Borges, a ampliação da parceria entre a Seap e a instituição traz uma ótima perspectiva de futuro. “Nós estamos, a partir de agora, otimizando nossas operações para conseguir atender essa parceria. Esse é um grande desafio, que nos motiva e nos deixa extremamente felizes. A expectativa agora é alcançar, por meio desse termo, mais dois mil internos”, afirmou.

Foto: Divulgação/Seap

Pular para o conteúdo