EMPREENDEDORISMOSETOR PRIMÁRIO

Prefeitura realiza ação de cooperativismo com agricultores

O objetivo da criação de uma cooperativa no setor agrícola é prestar serviços, sem fins lucrativos, para a pessoa jurídica como funciona em uma empresa comum

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), promoveu nesta quinta-feira, (2/9), no Casarão da Inovação Cassina, Centro, uma ação cooperativista voltada a agricultores, para auxiliá-los a se organizarem em uma sociedade econômica e social. O evento contou com a participação de 13 agricultores e dois artesãos – a ação também se estende para o artesanato.

O objetivo da criação de uma cooperativa no setor agrícola é prestar serviços, sem fins lucrativos, para a pessoa jurídica como funciona em uma empresa comum. Nesse sentido, o capital obtido será destinado às demandas dos cooperados, como a compra de máquinas, ferramentas, entre outros.

“A nossa ideia é trazer as pessoas do setor rural de algumas associações parceiras, para falar sobre cooperativismo. A secretaria tem a proposta de valorizar o produto regional. Para isso é necessário organizá-los por meio do molde cooperativista”, salienta o diretor do Departamento de Economia Solidária e Criativa da Semtepi, Sidnei Magalhães.

Origem

A primeira cooperativa, como conhecemos hoje, surgiu durante a Revolução Industrial, em 1844, em Manchester, no interior da Inglaterra. Os operários eram explorados e trabalhavam em condições degradantes. Até que alguns começaram a se revoltar contra aquele sistema. Assim, um grupo de 28 tecelões se reuniram e formaram a primeira cooperativa do mundo.

O grupo se uniu para montar seu próprio armazém. Eles compravam alimentos em grande quantidade, conseguindo preços melhores pelos produtos, e dividiam igualmente entre todos os cooperados. Após 12 anos, a cooperativa ainda existia, e chegou a somar 3.450 integrantes.

Foto – Fabiane Monteiro / Semtepi

Pular para o conteúdo