COVID-19DESTAQUE

Governo vai flexibilizar decreto, mas medidas restritivas continuam para comércio, bares e restaurantes

Governo amplia das 17h para às 19h início da restrição de circulação das pessoas, mas alerta que Estado continua na fase roxa da pandemia, crítica para a contaminação

Ao anunciar a permanência do Estado Amazonas na fase roxa, mais crítica para contaminação pelo covid-19, com mais de 90% dos leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ocupados, o governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, anunciou mudanças na reedição do decreto em vigor, na próxima segunda-feira (08 /02), mas mantendo a restrição de circulação de pessoas agora no horário das 19h às 6h.

Outro anúncio do governador foi a ampliação do número de leitos, que foi triplicado desde o mês de outubro do ano passado, chegando a 954 leitos de UTIs, atendendo Manaus e alguns municípios do interior do Estado.

Apenas as pessoas que precisam se deslocar para farmácias, hospitais ou alguma atividade essencial poderão circular. “As decisões têm critérios técnicos, não são fáceis, mas necessárias, com ponderação e serenidade para proteger a vida das pessoas e entendendo a necessidade do mínimo funcionamento do comércio”, afirmou Lima.

Lima anunciou o cancelamento do feriado de Carnaval, proibindo festas e aglomerações.

Ele alertou que a transmissão do Covid-19 ainda é muito alta e rápida e que só cada cidadão pode evitá-la. Aproximadamente 73% dos óbitos são de idosos, mas são os jovens entre 20 a 44 anos, que não tomam os cuidados necessários, que estão levando a doença para casa.

O decreto terá validade de sete dias, com acompanhamento dos técnicos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-Am) para observar a evolução de casos e a partir daí, se não mantiver esse quadro, o governo pode alterar alguns itens. “O importante é termos consciência e a responsabilização de cada um, porque só assim poderemos evitar a contaminação”, argumentou.

Veja as medidas do novo decreto:

O comércio continuará funcionando com vendas apenas por meio eletrônico, pelo sistema de delivery, das 8h às 17h.

Para serviços de assistência técnica de fogões, geladeira e aparelhos de ar-condicionado a domicílio, também das 8 às 17h.

Para serviços em aparelhos de telefones celulares, sistema delivery das 8h às 17h.

Empresas de controle de pragas, das 8h às 17h.

As indústrias podem funcionar 24h com ajustes de turnos para não haver deslocamentos nos horários das 19h às 6h.

Há permissão para obras emergenciais e de segurança predial e viária, em canteiros de construção, com transporte das empresas para os trabalhadores.

Lojas de conveniências podem funcionar até as 18h, sem consumo local.

Bares e restaurantes podem funcionar das 6h às 22h com serviços de delivery ou drive thru, este de 6h às 18h.

Instituições filantrópicas podem funcionar das 8h às 17h.

Transmissão

O secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, anunciou a abertura aproximadamente 350 clínicos e de UTI em unidades como o Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo, HUGV, Nilton Lins, Delphina Aziz e nas maternidades Ana Braga e Dona Lindu.

Campêlo disse que o Estado já foi alvo de 70 decisões judiciais determinando o atendimento de pacientes, principalmente do interior, o que tem levado a solicitação de leitos na rede privada e também fora do Estado.

Já foram transferidos 473 amazonense para outros estados, dos quais 144 já voltaram ao AM, remoção aérea pela Força Aérea Brasileira (FAB).

De acordo com ele, por conta do efeito das medidas tomadas de restrição, já é possível sentir uma pressão menor nas unidades de saúde, tanto que no Platão Araújo foram desocupados os leitos de corredores.

Mesmo assim, leitos de UTI ainda são gargalos para pacientes das Unidades de Pronto-Atendimento (Upas), SPAs, salas vermelhas e leitos de estabilização no interior.

Quanto ao oxigênio, há um período de estabilidade no fornecimento do insumo e a empresa garante a quantidade. O Estado também amplia a instalação de usinas produtoras, num total de chegar a 21 municípios com usinas.

Pular para o conteúdo