COVID-19DESTAQUE

Igrejas católica e presbiteriana anunciam suspensão de cultos presenciais visando reduzir disseminação da covid-19

Templos católicos sem celebrações coletivas até o dia 22 e igrejas presbiterianas sem atividades coletivas até o dia 31 deste mês

Após o anúncio da Arquidiocese de Manaus de suspender até o próximo dia 22 deste mês as celebrações, permanecendo as igrejas abertas apenas para visitas e orações pessoais, a Igreja Presbiteriana de Manaus (IPM) também informou ter suspendido os cultos presenciais até o dia 31 deste mês, como medidas visando contribuir para reduzir a contaminação pelo corona vírus, o Covid-19.

A Arquidiocese de Manaus em nota assinada pelo arcebispo dom Leonardo Steiner, destacou a importância de somar forças com as autoridades locais ao propor uma série de iniciativas que contribuam para o bem do povo e ao mesmo tempo zelem pela fé das comunidades eclesiais. Entre essas propostas está a de suspender as celebrações e reuniões até o dia 22 de janeiro, mas mantendo as igrejas, onde for possível, abertas para as visitas e às orações pessoais.

Há também recomendação aos párocos para a transmissão das celebrações online, auxiliados por uma equipe estritamente necessária. A Cúria funcionará somente para os serviços internos, sem atendimento externo e as secretarias das paróquias e áreas missionárias devem funcionar com o mínimo necessário para ajudar na orientação dos fiéis.

De acordo com a nota, as celebrações com a participação dos fiéis poderão voltar a acontecer no dia 22 de janeiro, se as prescrições não forem prorrogadas.

PRESBITERIANA

Pastor Francisco Chaves dos Santos, da IPManaus

Outra igreja que adotou medidas de suspensão de cultos presenciais, foi a Presbiteriana, cujo conselho comunicou oficialmente a suspensão dos cultos presenciais, inicialmente até o dia 31 de janeiro de 2021.
A medida de prevenção, conforme registrou a igreja em seu site, foi tomada em razão do aumento exponencial no número de pessoas infectadas e de internações na capital, devido ao rápido avanço do Coronavírus no Amazonas. As celebrações permanecerão de forma virtual.

“A decisão de suspender os cultos presenciais é um ato de amor e de cuidado com os membros da IPManaus, com a capital e com o Amazonas. Também é um ato de fé, pois o Conselho tomou essa decisão pensando na preservação de vidas e crendo que o Senhor nosso Deus vai nos sustentar”, afirmou o pastor Francisco Chaves dos Santos, da IPManaus.

A Igreja Universal do Reino de Deus na avenida Constantino Nery está aberta e funcionando com cultos em vários horários do dia, mas de acordo com informações do site, o local é amplo e ventilado, podendo ser usado em segurança pelos fiéis. O telefone da igreja 2121-1101 não atende e não tem caixa postal para recados.

Pular para o conteúdo