DESTAQUESETOR PRIMÁRIO

Pesca ornamental no Juruá ganha reforço com doação de equipamentos pelo governo do Estado

Além de kits de análise de água, pescadores e associações de produtores receberam equipamentos e materiais de consumo, que vão impulsionar o segmento de peixes ornamentais

No Amazonas os peixes ornamentais possuem o selo de Indicação de Procedência/Indicação Geográfica, que caracteriza a geração de sustentabilidade econômica, beneficiando as famílias estabelecidas no local da produção, a preservação da história local e do produto, bem como a preservação da biodiversidade e proteção de um patrimônio nacional e econômico. E para que o setor continue crescendo, o governo do Estado está investimento na estruturação do setor.

Nesta quarta-feira (12/11), em visita ao município de Japurá (a 744 quilômetros de Manaus), o governador Wilson Lima, entregou 10 kits de materiais de pesca ornamental para a Associação de Pescadores e Agricultores da Comunidade de Altamira (Apeaca).

“Nós acreditamos muito no setor primário como uma atividade fundamental para a economia. Aqui nós fizemos entregas de implementos e equipamentos para associações, também de kits para os pescadores, para o piscicultor. Isso é importante para garantir a qualidade e as condições adequadas para a criação do peixe, fora os outros investimentos e os outros fomentos que a gente deixa à disposição. A gente tem tido essa preocupação de dar as condições para quem está no interior de poder trabalhar”, destacou o governador.

Além de kits de análise de água e equipamentos agrícolas e materiais de consumo para duas associações do setor primário, foram entregues dez conjuntos de materiais de pesca ornamental para a Apeaca. Os kits foram disponibilizados pela Secretaria Adjunta de Pesca e Aquicultura (Sepa) da Sepror, via editais de chamamento público nº 002 e nº 005/2020.

De acordo com o titular da Sepa, Leocy Cutrim, o material doado pelo governo do Estado, vai impulsionar o mercado de peixes ornamentais no Amazonas, que vem alcançando bons resultados e contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado. Neste ano foram implementadas medidas que ajudaram a diminuir os impactos causados pela pandemia de Covid-19 para os exportadores.

A atividade possibilita a geração de emprego e renda, além de promover a cultura da pesca ornamental do Amazonas em países da Europa, Ásia e América do Norte, que estão entre os maiores compradores estrangeiros das espécies locais. Antes concentrada na região do Alto Rio Negro, a pesca ornamental já é realizada como atividade econômica em cerca de 20 municípios do estado.

Cartões do Produtor

Por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), foram entregues, ainda, Cartões do Produtor Primário (CPPs).

Entre as vantagens proporcionadas pelo documento estão a isenção do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos para o uso na produção de atividades agropecuárias, pesqueiras e florestais, no Amazonas; e a dispensa da cobrança de ICMS antecipado nas aquisições de insumos agropecuários em outros estados.

FPS

Por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) foram entregues mais de R$ 350 mil em equipamentos agrícolas e materiais de consumo para a Associação de Pescadores e Agricultores da Comunidade de Altamira (Apeaca); e Associação Comunitária Extrativista da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Buá-Buá (Acomaj), que atuam no setor primário de Japurá.

A Apeaca recebeu equipamentos permanentes e materiais de consumo, incluindo dois triciclos cargo com carroceria, 14 roçadeiras, uma moto cultivador com enxada rotativa, um grupo gerador, três prensas (manual) da mandioca e quatro motosserras. Para a Acomaj foram entregues 15 motores de popa, três canoas, um grupo gerador, três motores bomba, além de materiais de consumo.

Aproximadamente 800 pessoas e 190 famílias serão beneficiadas com a aquisição dos equipamentos, que vão possibilitar o aumento da produção e comercialização de cultivos como banana, macaxeira, castanha, plantio de hortaliças, melancia e limão.

Fotos: Arthur Castro/Secom

Pular para o conteúdo