DESTAQUEMANAUS

Prefeitura disponibiliza 22 postos de atendimento para pacientes com suspeita de Covid e síndromes gripais

São 17 UBS, duas clínicas da família e três Unidades Básicas de Saúde Móveis que devem assegurar o acesso mais rápido dos usuários às consultas médicas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa estar disponibilizando 22 postos para atender a pacientes com suspeita de síndromes gripais e de Covid-19. São 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) distribuídas em todos os Distritos de Saúde da cidade, duas clínicas da família e três Unidades Básicas de Saúde Móveis, para assegurar o acesso dos usuários às consultas médicas, orientações e tratamento para os casos positivos. A consulta aos endereços pode ser feita no link https://cutt.ly/4jjhjvL.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, disse que todas as equipes da Semsa estão sendo mobilizadas para garantir o atendimento necessário às pessoas nesse momento crítico.

“O objetivo é fazer com que os pacientes com resultado positivo de Covid recebam o tratamento adequado para evitar o agravamento do quadro e a consequente necessidade de internação hospitalar”, afirmou ela, lembrando, no entanto, a necessidade da população colaborar, adotando as medidas de proteção e prevenção, usando máscara, higienizando as mãos com água e sabão, fazendo o uso de álcool em gel, mantendo o distanciamento.

A Semsa alerta que um link disponibilizado nas redes sociais contém equívocos que podem confundir as pessoas que precisam de atendimento nessas unidades. “Solicitamos aos usuários que busquem as informações oficiais apenas e que não compartilhem o que não for oficial”, orienta a secretária Shádia.

TRIAGEM

Nas 22 unidades preferenciais da prefeitura, o usuário, ao chegar, passará pelo acolhimento, no qual é feita a triagem, sendo encaminhado para a avaliação médica, que indicará a necessidade de realização – ou não – da testagem rápida ou do exame RT-PCR.

Das 22, dez UBSs fazem coleta de RT/PCR (Arthur Virgílio, no Disa Norte; Morro da Liberdade e Theomário Pinto, no Disa Sul; Amazonas Palhano, Alfredo Campos e Leonor Brilhante, no Leste; e Deodato de Miranda Leão, no Distrito de Saúde Oeste; mais as três UBSs Móveis – Lago Azul, Cidadão 1 e Nova Vitória 2.

Nas outras, quando há indicação do exame RT/PCR, é feito o encaminhamento para uma das dez que fazem a coleta. O material é enviado para o Laboratório Central do Estado (Lacen), para a análise e divulgação do resultado.

A secretária garante que a Semsa está abastecida de medicamentos e insumos para a realização dos testes rápidos e coleta de exames e que a testagem e o RT-PCR só são realizados com indicação do médico, após a avaliação do paciente.

Pular para o conteúdo