Segurança púbica recebe investimentos para compra de equipamentos e viaturas

ATUALIZAÇÃO
Combate ao tráfico de drogas está entre as ações prioritárias que serão fortalecidas

O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou, nesta quarta-feira (19/02), mais de R$ 3,5 milhões em equipamentos para as forças de segurança pública do Estado. Lanchas blindadas, micro-ônibus e carros fazem parte do pacote de 140 novos itens que serão destinados a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Integrado de Ensino e Segurança Pública (IESP). O material foi adquirido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio de recursos próprios, doações e convênios com o Governo Federal.

O governador destacou a importância dos novos equipamentos para combater crimes como o tráfico de drogas, em todo o estado. “A determinação que dei para o meu secretário de Segurança e para todos os responsáveis pelas outras forças é que haja um rigor e que seja implacável com o tráfico de drogas. E o que nós estamos fazendo é trabalhando para dar as condições necessárias, equipamentos necessários, para que esse policial possa estar nas ruas e aja com todo o rigor. Determinei, também, ao secretário de Segurança Pública que use todos os recursos de inteligência, todos os recursos letais, até o que a legislação nos permitir, para sufocar essa história do tráfico de drogas, que tem resultado na maioria dos crimes que acontecem na capital”, ressaltou Wilson Lima.

Reforçando o combate ao narcotráfico nos rios do estado, foram entregues duas lanchas blindadas. O equipamento é inédito para as polícias amazonenses e será empregado em operações estratégicas desencadeadas a partir de levantamentos de inteligência e também em articulação com a Base Fluvial Arpão, que o Governo do Amazonas vai instalar na região do rio Solimões, entre Coari e Tefé.

As embarcações entregues são provenientes do Programa de Apoio às Despesas de Capital (Prodecap). As duas lanchas totalizam investimentos de R$ 2,7 milhões. Outras embarcações serão entregues ao longo do primeiro semestre.

Áreas de fronteira – Wilson Lima destacou que a segurança nas regiões fronteiriças do estado também é prioridade, em um trabalho integrado entre as forças de segurança e Governo Federal.

“A questão da proteção das fronteiras tem que ser um trabalho em conjunto, não tem como só Polícia Militar ou Polícia Civil fazerem isso. Por isso estamos montando essas bases. A Base Arpão, por exemplo, será montada com recursos do Estado, mas também tem parceria do Governo Federal, fazendo essa interligação com o sistema de inteligência, para que a gente possa ser mais efetivo. Tem de ter a participação da Polícia Federal, do Exército, do Centro de Inteligência, que inclusive tem nos auxiliado muito, tem sido um aliado importante”, avaliou o governador.


One thought on “Segurança púbica recebe investimentos para compra de equipamentos e viaturas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content