Dia de campo termina com apresentação de resultados da produção de quatro variedades de banana
Experimento realizado pela Embrapa em parceria com o Idam foi realizado na estrada do Caldeirão, na rodovia Manoel Urbano (AM-070), em Iranduba
A terceira edição do Dia de Campo Tecnologias para a Produção de Banana no Estado do Amazonas ocorreu nesta terça-feira (18/02), na estrada do Caldeirão, na rodovia Manoel Urbano (AM-070), em Iranduba (a 27 quilômetros da capital). O evento teve como objetivo apresentar os resultados da produção de quatro variedades de banana desenvolvidas pelos pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A ação, que é resultado da parceria entre a Embrapa, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), contou com a participação de 110 pessoas, entre agricultores, técnicos, estudantes, associações, cooperativas agrícolas e instituições de apoio ao setor primário.
Foram apresentados os resultados de produtividade das cultivares de banana BRS Pacoua, BRS Princesa, BRS Japira e o plátano cv. Pacovan, com a adoção de práticas culturais recomendadas para a cultura. Realizado o controle químico contra a doença Sigatoka-negra nas cultivares suscetíveis e também foi realizada a irrigação nos cultivos.
O experimento com a produção de banana iniciou em 2019, na propriedade da produtora rural, Elizete Condera da Silva, onde aconteceu a ação. Atualmente, ela trabalha com a produção de banana e guaraná, em Iranduba. “Eu já tinha um plantio de guaraná quando a técnica me falou desse experimento com bananeira e perguntou se eu aceitava fazer aqui no sítio. No começo eu tive medo de perdas na produção, mas graças a Deus deu tudo certo, e já temos resultados”, contou a produtora.
O coordenador do Projeto Prioritário do Idam para o cultivo da banana, o engenheiro agrônomo Geraldo Reis Conceição, destacou a importância do evento para os produtores que desejam ver de perto as tecnologias aplicadas na produção de banana. Segundo o engenheiro, a Embrapa tem sido uma grande parceira no desenvolvimento dessas tecnologias que são repassadas para o Idam e chegam até os agricultores, para que eles possam colocar em prática nas atividades agrícolas em todos os municípios do estado.
Segundo o gerente de Produção Vegetal do Idam, o engenheiro agrônomo Pedro Chaves, o conhecimento adquirido durante as três edições do Dia de Campo será repassado para os produtores rurais de outros municípios, e o Idam irá articular, junto à Embrapa e às Unidades Locais que apresentarem interesse no treinamento, para que os cursos de boas práticas na produção de banana sejam levados a esses municípios.
Participaram do evento gerentes e produtores rurais das unidades locais do Idam dos municípios de Manaquiri, Anamã, Iranduba, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Manaus, além da equipe da Gerência de Produção Vegetal do Idam Central e de equipes do Projeto Prioritário da Banana e Projeto Prioritário de Agroecologia, coordenados pelo Idam.