Manaus conquista reconhecimento nacional por avanços na alfabetização e recebe equipe do MEC em visita técnica
Rede municipal é contemplada com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização e tem boas práticas reconhecidas como referência para todo o país
O compromisso com a alfabetização de qualidade rendeu à Prefeitura de Manaus um importante reconhecimento nacional. A cidade foi contemplada com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação (MEC), que destaca redes de ensino comprometidas com políticas públicas eficazes para garantir o direito de aprender a ler e escrever na idade certa. Como parte desse reconhecimento, a capital amazonense recebeu, nesta terça-feira (20/5), a visita técnica de 54 articuladores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).
A comitiva foi recebida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e visitou a escola indígena municipal Kanata T-Ykua, localizada na comunidade Três Unidos, na zona rural de Manaus. A unidade foi escolhida por representar com excelência a integração entre ensino de qualidade, valorização cultural e inclusão.
“É uma alegria muito grande receber essa visita aqui na nossa escola. Tivemos três alunos que representaram Manaus em Brasília e foram premiados com o Selo Ouro da Alfabetização. Isso mostra que, mesmo sendo uma escola indígena e situada na zona rural, estamos alcançando ótimos resultados”, celebrou o gestor da escola, Raimundo Kambeba.

A visita foi acompanhada pela professora Rita Luna, diretora de Formação da Secretaria de Educação Básica do MEC, que ressaltou a importância do intercâmbio de experiências.
“A visita técnica permite que os articuladores compreendam melhor a diversidade dos territórios e levem esse conhecimento para qualificar as práticas pedagógicas em seus estados. A parceria com a Semed Manaus é essencial nesse processo de aprendizado direto com a realidade local”, afirmou.
Para a gerente da Educação Escolar Indígena da Semed, Eneida Afonso, o reconhecimento reflete um trabalho sólido e comprometido com a equidade.

“Desenvolvemos um ensino bilíngue, valorizando a língua kambeba e o português. A escola foi premiada com o Selo Ouro da Alfabetização pelo MEC, e isso mostra que estamos no caminho certo. A Semed tem feito um trabalho excelente para que conquistas como essa se multipliquem”, disse.
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é concedido a redes de ensino que se destacam na formulação e implementação de estratégias para garantir o direito à alfabetização, sobretudo nos anos iniciais do ensino fundamental. A premiação reforça o papel da gestão municipal de Manaus como referência para o Brasil, especialmente por integrar práticas pedagógicas à valorização das identidades locais, como na educação indígena.