Projeto na educação básica alia ensino de química a hábitos saudáveis
Iniciativa incentiva consumo de frutas e verduras e alerta para os riscos do açúcar industrializado
O projeto “Determinação de sólidos solúveis totais em frutos: uma proposta para o ensino da química em uma escola pública da zona leste de Manaus” promoveu uma experiência inovadora no ensino da química ao associar conceitos científicos à alimentação saudável. Desenvolvido com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Jairo da Silva Rocha, no bairro São José, zona Leste de Manaus, o projeto analisou o teor de doçura em frutas como cupuaçu, acerola e mamão.
A pesquisa foi realizada em parceria com o grupo de química da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e teve o objetivo de incentivar a substituição de alimentos industrializados, ricos em açúcar branco, por opções naturais mais saudáveis. Além de contribuir para o aprendizado dos estudantes, o projeto alertou sobre os riscos de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e obesidade, associadas ao consumo excessivo de açúcar industrializado.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Pollyane Gomes Correa, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, os resultados obtidos em Manaus foram comparados com pesquisas realizadas em outros estados brasileiros, constatando similaridade nos teores de doçura das frutas analisadas.
Pollyane, que é doutora em Química, destacou a importância da iniciativa para conscientizar os alunos sobre hábitos alimentares mais saudáveis. “O consumo de frutas e verduras deve ser incentivado desde cedo, e esse projeto proporcionou um aprendizado prático sobre a importância da alimentação equilibrada e os riscos do consumo excessivo de produtos industrializados”, afirmou.
A experiência dos estudantes rendeu a publicação de dois resumos científicos, apresentados durante a Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Ufam e no Simpósio de Ensino Tecnológico da Amazônia do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), ambos realizados no ano passado.
Programa Ciência na Escola
A edição 2025 do Programa Ciência na Escola (PCE) está com inscrições abertas até quinta-feira (13/03). Professores de escolas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus e Tefé podem submeter propostas para concorrer ao PCE, edital nº 008/2025. A previsão é apoiar até 700 projetos na capital e no interior.
No total, 2.800 bolsas serão concedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), distribuídas entre professores e estudantes. Cada projeto contemplará uma bolsa na modalidade Professor Ciência na Escola (PCE) de R$ 800, pelo período de seis meses, e até três bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica Junior (ICT/JR) de R$ 300 para estudantes, durante cinco meses.
Mais informações sobre o edital podem ser acessadas em: www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0042025-programa-ciencia-na-escola-pce/.
Fotos: Acervo Pollyane Correa