Ana Paula Albuquerque homenageia Os Tincoãs em novo álbum
Cantora maranhense revisita obra icônica do grupo baiano e traz participações especiais em tributo à música afro-brasileira
A cantora, compositora e arranjadora maranhense Ana Paula Albuquerque lança, no próximo dia 29 de janeiro, o álbum “Tributo aos Tincoãs”, um trabalho que celebra a ancestralidade e o legado do grupo baiano Os Tincoãs. Disponível em todas as plataformas digitais, o disco revisita as 12 faixas do icônico álbum Os Tincoãs (1973), que marcou a música brasileira ao incorporar cantigas do candomblé em seu repertório.
Com arranjos contemporâneos que mantêm a essência rítmica e harmônica do grupo original, Ana Paula recria clássicos como Capela D’Ajuda, Obaluaê, Deixa a Gira Girar e Sabiá Roxa. O projeto conta ainda com participações especiais de Luedji Luna, que interpreta Lamento das Águas; Zé Manoel, na releitura de Obaluaê; e Sued Nunes, em Sabiá Roxa. A direção musical e os arranjos são assinados pelo maestro Ubiratan Marques, da Orquestra Afrosinfônica.
Para Ana Paula, o álbum é um gesto de reverência e gratidão a um dos grupos mais importantes da música afro-brasileira.
“A realização deste álbum é minha forma de celebrar a enorme contribuição dos Tincoãs, em especial de Mateus Aleluia, com quem tenho tido o prazer de trocar experiências ao longo dos anos. Esse repertório, que mescla músicas consagradas e outras ainda a serem redescobertas, merece ser amplificado para as novas gerações”, afirma a cantora.

Além dos convidados de peso, o disco também conta com a participação de Dinha Dórea, Gab Ferruz e Raquel Monteiro, da Orquestra Afrosinfônica, além das vozes das artistas Riane Mascarenhas e Ndembu Tandala, ambas revelações de Cachoeira, terra natal do grupo homenageado.
Acompanhada por uma banda base formada por Felipe Guedes (bateria), Jordi Amorim (guitarra), Gabi Guedes (percussão) e Marcus Sampaio (baixo), Ana Paula apresenta um trabalho que mantém viva a essência dos Tincoãs, ao mesmo tempo em que imprime sua identidade artística.
Apoio cultural e reconhecimento artístico
O projeto “Tributo aos Tincoãs” foi contemplado pelos Editais da Paulo Gustavo Bahia, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, e conta com o suporte do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Reconhecida como uma das grandes vozes da Bahia, Ana Paula Albuquerque acumula prêmios e indicações por sua trajetória artística e educacional. Além de cantora, é professora de canto na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e fundadora da Escola Baiana de Canto Popular. Com dois álbuns aclamados pela crítica, Ana Paula Albuquerque (2013) e OMAREMIM (2019), ela reforça sua relevância na música brasileira com este novo trabalho, que promete emocionar e resgatar a força da ancestralidade afro-baiana.
Com um repertório poderoso e uma interpretação singular, “Tributo aos Tincoãs” chega para conectar passado e presente, mantendo viva a tradição e a riqueza da música afro-brasileira.
Fotos Engels Miranda: bit.ly/FotosAnaTincoas