Manaus ganha mais uma unidade do programa de erradicação da insegurança alimentar e nutricional
Décima unidade do programa Prato do Povo, da prefeitura de Manaus, já está atendo os moradores do Novo Israel, na zona Norte da capital amazonense
Localizada no bairro Novo Israel, zona Norte, a décima unidade do programa Prato do Povo, da prefeitura de Manaus, já está funcionando e servindo, gratuitamente, 1 mil refeições por dia, assim como as demais espalhadas pela capital amazonense. A unidade faz parte das ações do programa “Manaus sem Fome”, implantado com o propósito de erradicar a insegurança alimentar e nutricional na cidade de Manaus, por meio do acesso facilitado a refeições de qualidade e outras políticas públicas.
Além das 10 unidades do Prato do Povo, Manaus conta também com seis cozinhas comunitárias e dois restaurantes populares, permitindo que o município distribua mais de 265 mil refeições por mês por meio desses espaços.

O vice-prefeito e secretário municipal chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, foi quem descerrou a placa de inauguração, na quinta-feira (18/7) e destacou a importância de dez unidades espalhadas na cidade para facilitar o acesso da população.
“Hoje, concretizamos este projeto que foi algo tão sonhado pela Prefeitura de Manaus, entregar 10 unidades divididas entre os bairros da cidade, de forma que a população possa chegar até o ‘Prato do Povo’ e ter uma alimentação digna. Dentro do espaço de um ano, passaremos de mais de três milhões de refeições servidas a quem mais precisa, algo grandioso e justo com o povo”, disse Rotta.

Para a secretaria Dermi Rayol, da Semasc, a décima unidade representa o compromisso da secretaria com a população que mais necessita do serviço.
“Esse projeto foi pensado com muito carinho pela secretaria, são 10 mil refeições diárias gratuitas. Nós temos vivido dias desafiadores com muitas famílias que não conseguem ter uma alimentação completa, esse “Prato do Povo” vem para conseguir levar o alimento, dignidade e esperança. Com essa inauguração, comprovamos o compromisso da prefeitura, por meio da Semasc, com a população carente”, destacou a secretária.

O programa é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Saullo Vianna. Com a inauguração da nova unidade, o programa “Prato do Povo” amplia sua capacidade de atendimento, beneficiando um número ainda maior de pessoas em situação de vulnerabilidade. Além disso, a presença do programa em diferentes regiões da cidade facilita o acesso dos cidadãos aos serviços alimentares essenciais.
As dez unidades estão localizadas nos bairros Viver Melhor, Jorge Teixeira, Colônia Antônio Aleixo, Armando Mendes, Tarumã-Açu, Grande Vitória, Tarumã, Santa Etelvina e Santa Inês.