DESTAQUEREGIÃO AMAZÔNICASETOR PRIMÁRIO

Lula ganha mudas de guaraná de Maués do petista Sinésio Campos para plantar no Palácio do Alvorada

Deputado amazonense, que está em Brasília para participar de reunião do Parlamento Amazônico, entregou as plantas durante o lançamento do Terra da Gente, que vai beneficiar 295 mil famílias de agricultores

O deputado estadual Sinésio Campos, presidente do diretório regional do Partido dos Trabalhadores (PT) no Amazonas, entregou ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (15/04), duas mudas de guaraná, oriundas de Maués, município amazonense que concentra a maior produção do fruto no País.

“Tem algum ensinamento específico pra plantar? Um buraco de quarenta por quarenta, mas pra plantar um pezinho desse tamanho? Mas quanto tempo vai demorar?”, questionou o presidente Lula.

O deputado Sinésio e o vereador Lulinha de Maués, informaram o presidente Lula que a muda deve ser plantada numa área de 40×40 de diâmetro e que a planta leva de quatro a cinco anos para dar frutos. Diante da informação, o presidente informou que vai cultivar as mudas de guaraná em São Bernardo, onde fica sua residência, levando em conta que seu mandato atual se encerra em três anos:

“Eu vou plantar em São Bernardo então, não vou plantar aqui! Senão…”, disse em tom de brincadeira.

O parlamentar amazonense, que estava acompanhado do vereador Lulinha de Maués, presenteou o presidente com as mudas, quase uma semana depois de Lula ter pedido as plantas de presente, em recado encaminhado pelo prefeito do município, Júnior Leite, do União Brasil, durante fala feita no lançamento do programa União com os Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais, em Brasília.

“Diga ao nosso prefeito que, quando ele vier a Brasília, coloque um cachinho de guaraná dentro da mala, no lugar da roupa. Não vai ocupar muito espaço. E duas mudinhas de pé de guaraná para ver se a gente consegue plantar aqui e se consegue pegar”, disse Lula naquela ocasião.

Produção de Maués

O município de Maués, conhecida como a capital do guaraná, está localizada na região do Baixo Amazonas. Apesar da região não ser mais o principal fornecedor fruto no país, a qualidade e as certificações obtidas pelos produtores locais conseguiram mudar a vida de quem vive de plantar e colher o fruto.

Desde 2018, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) reconheceu o guaraná de Maués com o selo de Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência – que atesta a qualidade do produto feito na região. Além disso, vários produtores também conquistaram o selo de orgânico, o que agregou valor ao guaraná produzido no município.

Um dos diferenciais do guaraná de Maués, além da qualidade, é valorizar a tradição. Uma das formas de comercialização é em bastão, feito a partir da massa do guaraná umedecida e socada. Depois de 10 dias secando, o bastão é vendido para o consumidor, que vai ralando o produto aos poucos, de preferência em uma pedra ou na língua seca de pirarucu.

Programa Terra da Gente

Decreto assinado pelo presidente Lula, nesta segunda-feira, estabelece nova estratégia para ampliar o acesso à terra. Até 2026, 295 mil famílias agricultoras devem ser beneficiadas. O programa, que vai ampliar e dar agilidade à reforma agrária, define as prateleiras de terras disponíveis no País para assentar famílias que querem viver e trabalhar no campo. Além de garantir esse direito, previsto na Constituição Federal, a nova medida permite a inclusão produtiva, ajuda na resolução de conflitos agrários e contribui para o aumento da produção de alimentos.

Parlamento Amazônico

Vice-presidente da organização, o deputado Sinésio Campos está na capital federal participando de um fórum que vai discutir a criação de novos municípios, que hoje é prerrogativa da Câmara dos Deputados. A reunião acontece nesta terça-feira (16/04), no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.

Fotos: reprodução Andressa Moreira/imagens: EBC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo