Notícias Corporativas

Novo relatório da Smoke Free Sweden: 1,4 milhão de vidas poderiam ser salvas se o Brasil adotasse a estratégia ‘livre de fumo’ da Suécia

Quase 1,4 milhões de vidas brasileiras, o equivalenteàpopulação de Porto Alegre, poderiam ser salvas se o Brasil implementasse a estratégia ‘livre de fumo’ da Suécia e a redução de danos do tabaco (THR), revela um novo e importante relatório da Smoke Free Sweden.

Os autores, do movimento internacional Smoke Free Sweden, irá lançar seu novo relatório,Vidas Salvas: Integrando a Redução de Danos ao Controle do Tabaco, em um evento em Brasília hoje.

Atualmente, o Brasil tem uma taxa de tabagismo de 13,4%, bem acima do limite oficial ‘livre de fumo’ da Organização Mundial da Saúde de 5%. Isto significa que quase 16 mil brasileiros morrem todos os meses de doenças evitáveis.

A nível mundial, o tabagismo ceifa mais de 8,5 milhões de vidas todos os anos, um número que a Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que irá aumentar para 10 milhões nos próximos cinco anos.

Contudo, este novo relatório mostra que, ao adotar o enfoque suecoàTHR, o Brasil poderia salvar um grande número de vidas.

A Suécia é o exemplo mais convincente do mundo de onde a THR pode chegar. O país está no caminho certo de se tornar oficialmente ‘livre de fumo’, com taxas de tabagismo pouco acima de 5%.

Isto não é apenas uma medalha de honra, mas também se traduz em taxas de câncer mais baixas da Europa e na redução da mortalidade causada pelo tabagismo. Uma parte significativa desta história de sucesso é o enfoque ponderado da Suécia para reduzir danos associados ao tabagismo mediante o uso de produtos alternativos de risco reduzido, como ‘vaping’ e bolsas de nicotina.

Dr. Derek Yach, principal autor do relatório, disse:

“Embora o tabagismo continue sendo a principal causa evitável de morte prematura ao redor do mundo, os métodos convencionais de controle do tabaco chegaram a um impasse. Os legisladores no Brasil precisam reconhecer o papel essencial dos produtos de redução de danos do tabaco, que já vêm sendo utilizados por 150 milhões de pessoas a nível mundial no enfrentamento desta crise urgente.”

O Dr. Delon Human, principal colaborador do relatório e líder do movimento Smoke Free Sweden, afirmou:

“O controle do tabaco por si só não é suficiente quando se trata de combater os elevados níveis de tabagismo. Deve ser complementado por um conjunto abrangente de medidas de redução de danos. Isto inclui a acessibilidade, aceitabilidade e poder de obtenção de alternativas menos prejudiciais, como ‘vaping’ e bolsas de nicotina.”

“As entidades de saúde pública no Brasil deveriam aproveitar a oportunidade para replicar êxito da abordagem sueca a nível mundial. Juntos, podemos trabalhar para um mundo sem fumo e garantir o bem-estar das futuras gerações.”

Notas aos editores

Sobre a Smoke Free Sweden

O relatório,Vidas Salvas: Integrando a Redução de Danos ao Controle do Tabaco, está disponível online aqui.

A Smoke Free Sweden é um movimento que incentiva outros países a seguirem a experiência sueca quantoàredução de danos do tabaco. A Suécia está prestes a se tornar primeiro país europeu ‘livre de fumo’, com uma taxa de tabagismo inferior a 5%. Este feito notável pode ser atribuídoàatitude aberta da Suécia referente a produtos alternativos.

Para mais informação sobre o êxito da abordagem sueca em se tornar um país livre de fumo, acesse www.smokefreesweden.org.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Smoke Free Sweden

Jessica Perkins

info@smokefreesweden.org

www.smokefreesweden.org

Fonte: BUSINESS WIRE

Pular para o conteúdo