Notícias Corporativas

Aumento no número de extravio de bagagem preocupa passageiros

De acordo com o relatório Baggage IT Insights, da Sociedade Internacional de Telecomunicações Aeronáuticas (SITA), em 2023 o número de malas extraviadas em voos internacionais saltou de 4,35 milhões para 8,2 milhões de casos registrados. Esse aumento simboliza um crescimento de 74.7% em relação aos anos anteriores, em 2021 e 2022.

A alta nos índices de bagagens extraviadas pode ser explicada por diversos fatores, como o aumento do fluxo de passageiros após a pandemia, a falta de mão de obra nos aeroportos e a crescente complexidade das operações aéreas. Além das perdas e extravios de bagagens, o relatório também mostra que a proporção de bagagens atrasadas durante o percurso aumentou para 42% em relação ao ano anterior.

Para Grasiela Ferreira, supervisora de Sucesso do Cliente da Real Seguro Viagem, esse crescimento poderia ser evitado com a contratação de um seguro que tenha cobertura para bagagens extraviadas: “Além de auxiliar na busca e recuperação da bagagem extraviada, o seguro viagem oferece opções como reembolso do valor da mala e dos seus pertences, danos causados à bagagem durante o transporte e indenização por despesas com roupas e itens de primeira necessidade, caso a mala não seja encontrada em até 24 horas”.

A fim de evitar que tenham a bagagem extraviada, Grasiela recomenda que os passageiros documentem em fotos sua mala, de modo a ter registrado o estado dela antes da viagem, lembrando de incluir informações como cor, tamanho e marca. Ademais, a supervisora ainda aconselha que os passageiros guardem todos os documentos relacionados à viagem, como comprovantes de compra e bilhetes aéreos.

Para diminuir o impacto do extravio de bagagem e garantir uma experiência de viagem mais tranquila para os passageiros, o relatório aponta para a necessidade de aplicar medidas abrangentes e inovadoras. Dentre elas, está a conscientização dos passageiros, promovendo a cultura de seguro viagem como forma de minimizar os impactos financeiros do extravio de bagagem.

Por fim, caso o passageiro sinta-se prejudicado, ele poderá solicitar o Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB) ainda no aeroporto. Nele, é registrado qualquer incidente relacionado a bagagens extraviadas ou danificadas. Ele consiste em um código único de 10 letras e números, localizado acima do seu nome no recibo. 

Para mais informações: PIR da Bagagem: Relatório de Irregularidade de Bagagem e como pedir!

Pular para o conteúdo