DESTAQUEECONOMIARONDÔNIA

Suframa e parceiros discutem criação de fórum em Rondônia para impulsionar desenvolvimento regional

Proposta deve seguir mesmo molde dos fóruns do Amazonas e Acre, reunindo diversos setores, como órgãos governamentais, instituições de ensino, sindicatos, associações e cooperativas

Depois de Amazonas e Acre, Rondônia, será o próximo estado da Amazônia Ocidental, a criar um fórum para estabelecer uma rede de referência para ação pública relacionada à Indicação Geográfica (IG) e Marcas Coletivas (MC), reunindo representantes de diversos setores, como órgãos governamentais, instituições de ensino, sindicatos, associações e cooperativas.

A proposta tem o apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e também do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), do governo de Rondônia e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO), que participaram, no dia 17 de janeiro, de reunião virtual, com o coordenador geral de Desenvolvimento Regional da Autarquia (CGDER), Igor Bahia, acompanhado do coordenador de Análise de Projetos de Desenvolvimento, Agner Bié, e os técnicos da unidade, Doriel Andrade dos Santos e Maria Thereza Alves, para tratar sobre a criação do fórum de Rondônia.

De acordo com os defensores da proposta, a criação do Fórum Rondoniense de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas trará inúmeros benefícios, como a agilidade na aprovação de produtos com indicação geográfica, impulsionando o desenvolvimento territorial e agregando valor aos produtos locais.

Outra vantagem, segundo experiências de outros estados brasileiros, é a abertura para exportação de produtos locais. A importância de avançar na qualidade e sustentabilidade da produção também é ressaltada pelos autores da proposta, levando em conta o eventual crescimento da produção em Rondônia e a necessidade de capacidade de escoamento.

Institucionalização

De acordo com o coordenador-geral de Desenvolvimento Regional da Suframa, Igor Bahia, a autarquia tem todo interesse de apoiar a criação do fórum em Rondônia.

“A Suframa tem um papel que vai além do Polo Industrial de Manaus. Existem recursos que podem, por exemplo, ser investidos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação a partir da Lei de Informática e nós visualizamos possibilidades na bioeconomia, na industrialização e inovações tecnológicas dentro das IGs, além da possibilidade de convênios por meio de recursos federais para adequar as cadeias produtivas, por exemplo, que é o trabalho específico da nossa coordenação”, complementou.

O departamento comandado por Igor Bahia, na Suframa, foi o responsável por acompanhar o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado em 2022 entre a Suframa, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), com o objetivo de disseminar a cultura de inovação e proteção da propriedade industrial na Amazônia Ocidental.

Evento

Nos dias 24 a 26 de abril, em Manaus, um workshop de identificações geográficas, liderado pelo fórum amazonense, e a Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento, que vem sendo realizada pela Suframa em cada Estado de abrangência da Autarquia (Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá).

Com informações da Assessoria da Suframa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo