AMAZONASSEGURANÇA

Detran Amazonas assina portaria que regula autorizações para a eventos carnavalescos em vias e locais públicos

 Órgão fiscalizará, de forma antecipada, veículos de apoio, carros de som, além de trios elétricos

Representantes dos órgãos de fiscalização de trânsito e transporte do Amazonas assinaram portaria conjunta para regulamentar as autorizações para a realização dos eventos carnavalescos em vias e locais públicos de Manaus, em 2024. A solenidade ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na avenida André Araújo, 1422, bairro Petrópolis, zona sul da capital, na tarde de quinta-feira (04/01).

Além do diretor técnico do Departamento Estadual de Transito do Amazonas (Detran-AM), David Fernandes, assinaram a portaria representantes das secretarias estaduais  de Segurança Pública (SSP-AM) e de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Civil do Amazonas (PCAM), Instituto Municipal De Mobilidade Urbana (IMMU), e as secretarias municipais do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), de Limpeza Urbana (Semulsp) e o Departamento de Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus/Semsa).

“Após a assinatura da portaria, o Detran-AM passará a colaborar com os demais órgãos, visando a segurança das vias de trânsito com fiscalizações, ações educativas, além de iniciar um trabalho mais rígido de fiscalização antes e durante o período festivo”, afirmou o diretor David Fernandes.

Conforme a portaria, caberá a órgão estadual de trânsito, em um primeiro momento, também fiscalizará os veículos de apoio, de som e trio elétrico, visando que os mesmos estejam aptos a atuar durante o Carnaval.

“Este ano, além das fiscalizações rotineiras, estaremos atuando também na fiscalização dos veículos que compõem o Carnaval, onde todos devem passar anteriormente pela vistoria do Detran Amazonas. Nela, será avaliado se o veículo em questão está apto ou não a operar no período carnavalesco”, comenta o coordenador geral da Fiscalização, Arthur Cruz.

David Fernandes orienta os dirigentes de agremiações e organizadores de eventos carnavalescos, sobre os procedimentos que devem adotar.

“Os interessados deverão se dirigir ao Posto de Vistoria do Detran Amazonas, no bairro Aleixo, zona sul de Manaus, para realizar o pagamento da taxa no valor de R$ 110, sem precisar ser feito o agendamento prévio. Já foi orientado aos vistoriadores da instituição que durante esse mês iremos receber essa demanda maior voltada ao Carnaval”, informa o diretor técnico.

Fotos: Isaque Ramos/Detran-AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo