DESTAQUEMEIO AMBIENTEREGIÃO AMAZÔNICA

Desmatamento e exploração ilegal rendem à Amazônia Legal título de região mais violenta do Brasil

Estudo divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com base em dados de 2022, mostra que a média de mortes violentas na região é 45% superior à média nacional

Intitulada “Cartografias da violência na Amazônia”, pesquisa divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), com base em dados de 2022, mostra que, juntos, os nove estados da Amazônia Legal, tiveram taxa de 33,8 mortes a cada 100 mil habitantes em 2022, enquanto o país registrou no mesmo ano taxa de 23,3 para cada grupo de 100 mil.  A média de mortes violentas intencionais na região, é 45% superior à média nacional do Brasil.

Nas cidades classificadas como urbanas pelo Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE), a taxa de mortes violentas intencionais e de 35,1 por 100 mil habitantes, 52% superior à média nacional.

De acordo com o estudo, todos os estados da Amazônia Legal estão com taxa acima da média brasileira. O estado com maior taxa é o Amapá, com 50,6 mortes para cada 100 mil. Já o Acre registrou o menor, com 28,6.

Ainda segundo o estudo, todos os crimes comparados apresentaram resultados piores para a região amazônica. Além de homicídios, feminicídios, homicídios contra indígenas, o levantamento também analisa os índices de estupros e registros de armas.

A pesquisa também ressalta que, nos últimos dez anos, a única região do Brasil que não registrou queda no número de mortes violentas intencionais foi o Norte. Isso porque a Amazônia é considerada uma rota importante do tráfico internacional de drogas, por isso, há uma presença crescente de facções criminosas na região e, com isso, o patrimônio sofre cada vez mais “com a ameaça do crime e da violência que avança de forma descontrolada”. 

“Se o desmatamento desenfreado e a exploração ilegal de minérios são variáveis presentes há décadas na região, que também convive diariamente com a violência decorrente dos conflitos fundiários, a disseminação de facções criminosas que atuam especialmente no narcotráfico é um fenômeno que se consolidou há cerca de uma década, gerando crescimento dos homicídios e ameaçando ainda mais o modo de vida dos povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas”, ressalta o relatório.

Diante desse cenário, o levantamento busca “debater estratégias e políticas para manter a Floresta Amazônica de pé” e combater o crime e a violência presente na região.

“Não há como avançar na agenda ambiental se o projeto de mudança pensado para o bioma não contemplar segurança pública como uma das dimensões que precisam ser consideradas urgentes”, diz outro trecho do estudo.

Base territorial

A Amazônia Legal foi estabelecida por uma lei federal em 1953 com o propósito de implementar políticas para o desenvolvimento socioeconômico da região. A região é composta por nove estados, sendo eles Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão. No total, a região é formada por 772 municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo