Notícias Corporativas

Steel Frame está em alta na construção civil

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), revela que houve um aumento de 60% na utilização de Steel frame para a construção civil. Segundo a Associação, o crescimento se deve ao fato de que, diante dos avanços tecnológicos, a indústria da construção civil vem buscando cada vez mais eficiência e eficácia. Para André Luiz Rossi, gerente de desenvolvimento e novos negócios da Barbieri do Brasil, indústria que atua na fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e light steel framing, o Steel Frame está viabilizando a eficiência energética em projetos de arquitetura ao possibilitar o maior aproveitamento dos recursos.  

De acordo com André, ao utilizar o Steel frame, é importante que haver uma escolha adequada dos materiais isolantes. Segundo ele, isso deve ser um ponto de atenção logo no início do projeto, uma vez que minimizam a perda ou o ganho de calor em uma edificação. No caso dessa tecnologia, o especialista recomenda utilizar componentes como lã de vidro entre montantes e EPS como isolamento contínuo por envolvente, pois oferecem mais resistência térmica e podem reduzir significativamente a transferência de calor por meio de paredes e tetos. “O que tenho observado é que a construção pode ter uma maior eficiência energética e contar com menos custos em aquecimento e refrigeração. Além disso, um design eficiente dos sistemas de aberturas também faz toda diferença, já que gera mais ventilação no ambiente e possibilita a entrada de luz natural”, diz.

Pensando na qualidade das obras em Steel Frame, André destaca que é importante que o arquiteto efetue o cálculo térmico levando em consideração alguns fatores como orientação do edifício, o número e localização das janelas e o tipo de isolamento térmico utilizado.

“Os construtores e todos os profissionais envolvidos no projeto podem implementar essas e outras estratégias para que se obtenha mais eficiência energética. Sob o ponto de vista empresarial, é benéfico, pois representa economia na manutenção do edifício e torna a oferta mais atraente para os futuros moradores”, finaliza.

 

Sobre a Barbieri do Brasil

A Barbieri do Brasil nasce em 2010 como empresa 100% brasileira, mas contando com a experiência da Barbieri Argentina, empresa de família fundada em 1953, que atua com a fabricação de produtos para o mercado da construção a seco, além de perfis de aço galvanizado para drywall, perfis de aço galvanizado estrutural para light steel framing, possuindo tecnologia de nível internacional e atingindo com seus produtos todo o território brasileiro. 

Pular para o conteúdo