MANAUSSAÚDE

Prefeitura de Manaus reforça oferta de testagem rápida para sífilis na campanha ‘Outubro Verde’

Exame pode ser feito em uma das 196 unidades de Saúde da rede municipal, com resultado disponível em, no máximo, 30 minutos, sem necessidade de estrutura laboratorial

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da Prefeitura de Manaus, irão intensificar a oferta de teste rápido para sífilis durante o “Outubro Verde”, campanha que tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença. As ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), incluindo atividades de Educação em Saúde e distribuição de preservativos.

 A chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais da Semsa, Antônia Thainá Souza Saraiva da Silva, informa que a testagem rápida para sífilis pode ser feita em 196 unidades de saúde da rede municipal, com resultado disponível em, no máximo, 30 minutos, sem necessidade de estrutura laboratorial.

“O teste é prático e rápido, feito a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta dos dedos do paciente. Os profissionais da Semsa foram treinados para realizar o exame, que é oferecido para a população na rotina de serviços das UBSs. Mas, as ações são intensificadas no mês de outubro para reforçar a importância das pessoas realizarem o exame. Apenas com o diagnóstico, será possível realizar o tratamento e curar o paciente, evitando a transmissão para outras pessoas”, destacou Antônia Thainá.

Causada pela bactéria Treponema pallidum, a sífilis é uma IST e pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha (sífilis adquirida ou sífilis em gestantes) ou por transmissão vertical, da mãe para o feto (sífilis congênita).

Em 2023, a capital amazonense registrou 2.238 casos novos de sífilis adquirida, 1.247 casos de sífilis em gestantes e 205 casos de sífilis congênita.

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador da Semsa, Marinélia Ferreira, a sífilis congênita é uma das principais preocupações nos serviços de saúde, podendo ser evitada com o acompanhamento adequado no pré-natal, quando toda gestante deve ser avaliada para se obter o diagnóstico.

“A sífilis congênita pode ser evitada com o diagnóstico em tempo oportuno e tratamento adequado. Por isso, é essencial que toda gestante realize o teste rápido logo na primeira consulta de pré-natal e faça o acompanhamento adequado durante a gestação para evitar que o bebê adquira a infecção”, afirmou Marinélia Ferreira.

Nas UBSs, quando a gestante realiza o pré-natal, a recomendação é que o teste rápido seja feito preferencialmente ainda no 1º trimestre de gravidez, com um novo exame no 3º trimestre da gestação. Também deve ser feito no parto, independentemente dos resultados de exames anteriores, e também em caso de aborto.

Para reforçar a importância do acompanhamento no pré-natal, as equipes de saúde estão preparando uma série de ações de Educação em Saúde abordando as formas de prevenção, os sintomas da doença, a importância do autocuidado e do uso do preservativo nas relações sexuais.

“A campanha Outubro Verde é uma oportunidade para conscientizar a população, esclarecendo dos riscos para a saúde de cada pessoa e para a criança no caso da sífilis congênita, que pode levar ao aborto, malformação do feto, parto prematuro, cegueira, surdez ou morte”, alertou Marinélia.

Fotos – Divulgação / Semsa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo