Notícias Corporativas

Cresce número de roubos e furtos de veículos no Brasil

Segundo dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2021, foram registradas 564 mil ocorrências de roubos e furtos de veículos no Brasil, abrangendo carros e motos. Isso equivale a uma média de 64 ocorrências de roubos e furtos de veículos por hora no país.

O levantamento também revelou que, no mesmo período, ocorreram 342 mil furtos de veículos no Brasil, sendo 192 mil de automóveis e 150 mil de motocicletas, além de 388 mil registros de furtos de bicicletas. No que diz respeito aos registros de ocorrências, o ano de 2021 contabilizou 222 mil casos, com 117 mil deles relacionados a carros e 105 mil a motos

Quanto à distribuição regional, a região Sudeste apresentou o maior índice total de furtos de todos os tipos, representando 55,3% dos furtos de veículos, 64,1% dos furtos de carros e 44,0% dos furtos de motos no ano passado. As vias públicas foram os locais mais frequentes de ocorrência de furtos de carros (75,1%) e motos (68,8%).

O diretor da Easyseg, Michael Hoppe, considera os dados preocupantes, já que os altos índices de roubo também refletem no encarecimento de medidas de proteção, como o seguro veicular tradicional, que com os últimos aumentos têm impossibilitado a uma grande parcela da população em manter um plano ativo. Com efeito, de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), os seguros de veículos ficaram, em média, 32% mais caros durante o ano de 2022. 

 “Acredito que isso seja um dos principais fatores que tem contribuído para a procura de um rastreador veicular por parte dos condutores”, avalia. De acordo com Hoppe, o rastreador veicular é extremamente importante em dois cenários. “Inicialmente como meio de prevenção de um roubo ou furto e como um recurso avançado e inteligente, que após uma emergência pode ser utilizado prontamente para proteger o seu veículo”, disse.

Rastreadores veiculares como alternativa a seguros

O diretor destaca que, além de visualizar a posição do seu veículo em tempo real, os rastreadores modernos contam com tecnologias e ferramentas que servem de auxílio para as pessoas. Ele explica que, por meio de um aplicativo, a pessoa pode ativar o alerta de ignição quando o veículo é ligado, bloqueando o veículo e “fazendo com que o criminoso não consiga se distanciar muito da posição onde ocorreu o sinistro”.

Hoppe explica que, após a contratação de uma empresa de monitoramento, o rastreador é instalado em um local estratégico do veículo. E, após o procedimento, ele passa a se comunicar com a central de monitoramento da empresa que foi contratada. O diretor acrescenta que alguns rastreadores ainda contam com dados de telemetria. 

“O cliente vai ter acesso a dados, como o uso de combustível, histórico de trajetos, relatório de velocidade etc.”, diz. “Ainda é possível contar com planos de assistência veicular, que auxiliam em situações que sejam necessárias, como a troca de pneu, problemas mecânicos, guincho e pane seca”, esclarece.

O alto índice de roubos e furtos de veículos tem sido uma preocupação constante em muitas regiões do Brasil. Esses crimes não apenas causam prejuízos financeiros significativos para os proprietários, mas também contribuem para o aumento da criminalidade e afetam a sensação de segurança da população. 

Para saber mais, basta acessar: https://easyseg.com/

Pular para o conteúdo