ECONOMIAREGIÃO AMAZÔNICA

Banco da Amazônia eleva posição em ranking global de bancos

Destaque da edição de 2023 do ranking fica ainda mais evidente pelo fato de que o Banco da Amazônia ascendeu impressionantes 112 posições em relação ao ano anterior

O Banco da Amazônia conquistou uma distinção notável na esfera financeira internacional ao alcançar a posição 845 no conceituado ranking “Top 1000 World Banks”, divulgado anualmente pela Revista The Banker, veículo pertencente ao jornal Financial Times. A instituição foi reconhecida pelo rigoroso critério de avaliação de Capital Nível I, em que todo o capital é estruturado a partir dos recursos próprios da instituição, destacando-se por sua qualidade e ausência de dívidas com terceiros.

O destaque da edição de 2023 do ranking fica ainda mais evidente pelo fato de que o Banco da Amazônia ascendeu impressionantes 112 posições em relação ao ano anterior. Tal conquista coloca a instituição como o quarto banco sul-americano que mais progrediu no período, demonstrando sua capacidade de adaptação e inovação no competitivo cenário bancário internacional.

O diretor de Controle e Risco do Banco da Amazônia, Fábio Maeda, explica que o principal fator no aumento relevante do Capital Nível I do Banco da Amazônia é a incorporação de resultados financeiros ao Patrimônio Líquido do Banco que, por sua vez, é fruto da significativa expansão de carteira de crédito, da estratégia de maior assunção de risco 100%, na qualidade na concessão dos créditos e na gestão eficiente de despesas administrativas.”

Segundo o diretor, a estratégia adotada pelo Banco da Amazônia envolve uma abordagem abrangente, combinando o crescimento da carteira de crédito, a gestão inteligente de riscos e uma concessão criteriosa de créditos. Além disso, a instituição se destaca pela eficiente administração das despesas operacionais, contribuindo para a solidez de suas operações.

No cenário global, a América do Sul testemunhou um excelente avanço, com 27 das suas instituições financeiras melhorando suas posições em relação à edição anterior do ranking. Nesse contexto, 14 bancos brasileiros foram destacados entre os maiores bancos mundiais, consolidando a relevância do setor bancário do país no cenário internacional.

A evolução do Banco da Amazônia em um ambiente tão competitivo reflete seu compromisso em promover o desenvolvimento socioeconômico da região e do país, fortalecendo ainda mais sua posição como ator-chave no mercado financeiro global. Com estratégias sólidas, gestão eficiente e uma abordagem focada no crescimento sustentável, a instituição reafirma seu papel como impulsionadora do progresso.

O Top 1000 do Ranking Global de Bancos encontra-se em https://www.thebanker.com/Top-1000-World-Banks-2023-Rankings-by-bank-1688511612. A edição é fechada para assinantes.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo