DESTAQUENOTÍCIAS COORPORATIVASSAÚDE

Unimed Manaus inaugura serviços de hemodinâmica e tomografia no Complexo Hospitalar da Constantino Nery

Serviços completam o parque de imagem do Complexo Hospitalar da Constantino Nery, passando a oferecer atendimento integral ao paciente que dá entrada no Pronto Atendimento ou internado na UTI

A cooperativa médica Unimed Manaus inaugurou na sexta-feira (30//06), no seu complexo hospitalar, localizado na Constantino Nery, zona centro-sul de Manaus, uma sala de hemodinâmica e outra de tomografia. Com os novos serviços, a cooperativa médica passa a realizar atendimento integral aos seus pacientes, tanto aos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, quanto aos que dão entrada no Pronto Atendimento (PA), se queixando de dor no peito (dor torácica), supostamente, infartando.

“Hoje é um marco importante para nossa cooperativa médica. Estamos completando o nosso parque de imagem, o que nos permitirá atender integralmente o nosso paciente, com segurança e rapidez, sem precisar que ele saia do ambiente seguro e controlado do nosso complexo hospitalar, seja paciente de urgência ou de UTI. Essa é uma conquista de todos, porque é resultado de uma soma de esforços, do nosso cooperado, dos funcionários e da gestão. Resultado da nossa persistência, insistência e não desistência”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da Cooperativa (Conad), Jesus Pinheiro.

Maurissathler Nery, diretor geral do Hospital Unimed Manaus, reforçou que, a partir de agora, adentrando ao complexo hospitalar da cooperativa, o paciente terá à disposição os serviços necessários para que ele tenha um diagnóstico preciso e receba, de imediato, o tratamento que seu caso requer.

“Este é um momento de muita felicidade. A partir de agora, adentrando ao hospital, nosso paciente passa a ter um atendimento completo, evitando assim o seu deslocamento, para outras clínicas, ou seja, esse paciente, a partir de agora está assistido de todos os serviços, estamos melhorando o atendimento que prestamos e, consequentemente, proporcionando satisfação ao nosso cliente, que é o nosso principal objetivo”, disse o gestor.

A gerente de enfermagem e da qualidade da Unimed Manaus, Vera Moreira, fez questão de destacar a importância do paciente ser atendido integralmente no complexo hospitalar da cooperativa.

“Na verdade, a gente tá trazendo para o usuário Unimed Manaus, além de um atendimento qualificado, a oportunidade de ser cuidado integralmente aqui, de forma interna, com a nossa qualidade, com os nossos protocolos. Com nosso parque tecnológico, a gente não vai precisar remover o paciente para realizar esses procedimentos, e isso, é um marco na nossa história”, afirmou.

Antonio Medeiros da Silva, superintendente administrativo financeiro da Unimed Manaus, enfatizou que o conjunto de novos equipamentos são indispensáveis para resolver de forma eficiente e rápida muitos dos problemas dos pacientes que chegam ao Complexo Hospitalar da Cooperativa.

“Com esses investimentos, passamos a oferecer um atendimento com a eficiência, que sempre presamos ao longo das mais de quatro décadas de história da Unimed Manaus, e a agilidade que nossa cliente precisa”, disse.

O médico cardiologista intervencionista, Marcos Granjeiro, explica que são muitas as vantagens no atendimento a um paciente com problemas cardiovascular, ter o suporte de uma sala de hemodinâmica. Ele garante que, ter uma sala de hemodinâmica junto a um pronto socorro, e a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), agiliza muito o atendimento e, principalmente, permite diagnósticos rápidos e seguros para alterações que afetam a saúde do coração e do sistema cardiovascular como um todo.

“Quando um paciente dá entrada no PA se queixando de uma dor no peito, dor torácica, supostamente infartando, o atendimento não deve exceder cinco ou dez minutos pra fazer um eletrocardiograma. Feito o eletrocardiograma, e se diagnosticando um infarto com supra – um determinado tipo de infarto que a gente vê no eletrocardiograma – isso já será suficiente pra disparar a ação imediata para que esse paciente seja atendido na sala de hemodinâmica e, nesta sala, a gente vai abrir a artéria coronária, através da angioplastia, fazer a recanalização mecânica, tratar não somente o trombo, o coágulo que está obstruindo a artéria, mas, a gente trata, também a placa subjacente. Então, a gente abre a artéria com um balão e a gente implanta um stent para que essa artéria fique com a circulação normalizada”, explica.

Sala de Hemodinâmica

Hemodinâmica é um setor que tem por objetivo a realização de procedimentos minimamente invasivos para obter diagnósticos rápidos e seguros para alterações que afetam a saúde do coração e do sistema cardiovascular como um todo. Este método pode substituir cirurgias convencionais, mesmo as mais complexas.

Utilizado principalmente na cardiologia, o procedimento garante diagnóstico mais rápido e seguro. Dentro da Hemodinâmica, um dos destaques fica por conta da chamada “cardiologia intervencionista”.

Trata-se de uma área da cardiologia que se concentra no tratamento de complicações cardíacas como isquemias coronárias, por meio da angioplastia, bem como a introdução de próteses (stent). Essa tecnologia também permite o diagnóstico e tratamento de arritmias complexas, ablação por eletrofisiologia e implante de marca-passo.

Exame de tomografia

A tomografia pode ser utilizada para investigar qualquer alteração em qualquer parte do corpo e com isso realizar diagnósticos dos mais variados tipos de enfermidades. Sendo, inclusive, um dos exames mais precisos e com maior detalhamento hoje utilizados.

Permite a investigação e diagnóstico, bem como acompanhamento de doenças como câncer, tumores, embolias pulmonares, hemorragias e muitas outras.

Fotos: Divulgação/Assessoria Unimed Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo