Notícias Corporativas

Laser SLT é utilizado no tratamento do glaucoma

O glaucoma é uma doença ocular crônica e silenciosa que pode levar à cegueira se não for diagnosticada e tratada adequadamente. Umas das formas de tratamento é a redução da pressão intraocular, que pode ser feita com colírios, cirurgias ou laser.

Uma das mais recentes opções de tratamento para o glaucoma é a terapia a laser, em particular o laser SLT. O laser SLT é um procedimento rápido, indolor e ambulatorial que utiliza um feixe de luz de baixa energia para estimular a drenagem do humor aquoso, contribuindo para a redução da pressão intraocular.

Trata-se de um procedimento seguro, com baixo risco de complicações graves ou efeitos colaterais. O laser não causa danos ao tecido ocular nem altera a visão do paciente. Eventuais efeitos adversos são leves e transitórios, como vermelhidão, inflamação ou desconforto ocular.

O Prof. Dr. Renato Neves, oftalmologista responsável pelo Eye Care Hospital de Olhos, destaca a eficácia do laser SLT: “O procedimento pode reduzir a pressão intraocular em até 30% em cerca de 60% a 70% dos casos”. Ele ressalta que a duração do efeito do laser pode variar de 1 a 5 anos, dependendo da resposta individual de cada paciente, conforme estudo publicado pela Nature Briefing.

Sobre a redução do uso de colírios hipotensores, o Dr. Renato Neves afirma: “O laser SLT pode diminuir ou eliminar a necessidade de uso desses colírios, que podem causar efeitos colaterais e interferir na adesão ao tratamento”. Ele destaca a importância dessa vantagem para a qualidade de vida dos pacientes.

Em conclusão, o Dr. Renato Neves destaca o papel fundamental do laser SLT no controle do glaucoma: “O laser SLT é uma alternativa eficiente, segura e moderna para o tratamento do glaucoma de ângulo aberto, contribuindo para a redução da pressão intraocular e a preservação da visão dos pacientes afetados”. Ele reforça que o procedimento não é uma cura para o glaucoma, mas descreve-o como uma ferramenta importante no cuidado desses pacientes.

Pular para o conteúdo