AMAPÁDESTAQUEECONOMIA

Suframa promove Workshop de incentivo à inovação tecnológica no Amapá

Evento faz parte da estratégia da autarquia para disseminar as vantagens e irradiar os benefícios da ZFM para todos os estados da área de abrangência do modelo econômico

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) realizou nesta quinta-feira (22/06), em Macapá, o “1º Workshop da Lei de Informática – Edição Amapá”. Idealizado com objetivo de divulgar potencialidades advindas da Lei de Informática na área de abrangência da Zona Franca de Manaus (ZFM) e impulsionar o ecossistema de inovação tecnológica na Amazônia, o evento ocorreu no auditório da Universidade Federal do Amapá (Unifap), na Rodovia Josmar Chaves Pinto, km 2, no Jardim Marco Zero.

O Amapá foi escolhido para ser o primeiro Estado a receber o workshop por ter apenas 1% de instituições credenciadas no Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) e, portanto, habilitadas a receber recursos destinados à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).  Das 136 unidades habilitadas, 78% são do Amazonas, sendo 56% delas de Manaus; 10% são de Rondônia; 6% do Acre; e 5% de Roraima. Ainda em fase de apuração, a estimativa é que, em 2021, as empresas beneficiadas pela Lei de Informática investiram cerca de R$ 1,6 bilhão em PD&I.

De acordo com o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, a realização do workshop integra planejamento da Autarquia de disseminar as vantagens e irradiar os benefícios da ZFM para todos os Estados componentes do modelo.

“Viemos aqui para deixar claro que há recursos disponíveis para a ciência e o desenvolvimento tecnológico na Amazônia. Trouxemos nossos técnicos da Suframa para esclarecer todos os detalhes de como é possível acessar esses recursos, que inclusive podem também ser acessados por startups e por quem quiser empreender na área tecnologia. É assim que podemos descobrir e podemos formar ‘gênios’ aqui na nossa região”, afirmou.                                        

Para o diretor de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudam, Paulo Roberto Vieira, o evento foi uma demonstração do alinhamento da instituição com a Suframa, juntamente como o Basa, e assinalou a importância de inovações com o uso da biodiversidade amazônica.

“É um evento muito rico porque ele mostra o quanto é possível colocar recurso que vai resultar não só em inovação, melhoria, mas sobretudo está ligado à comunidade, porque a pessoa que mexe com o peixe, o couro do peixe, ele está beneficiando diretamente o pescador. Ele está envolvendo a comunidade. Se a gente quer manter essa floresta em pé, a gente tem que tirar o proveito da biodiversidade da Amazônia. A gente tem que aproveitar os recursos naturais que existem aqui e até mesmo aproveitar aquilo que aparentemente é lixo, como o caroço do açaí, transformando o que seria resto em uma riqueza”, destacou.

Na avaliação do secretário de Ciência e Tecnologia do Amapá, Edivan Andrade, o workshop represenou um encontro histórico para o Amapá e, principalmente, um incentivo para um Estado que ainda precisa melhorar em termos de indicadores sociais e desenvolvimento.

“É uma foto que vai ficar marcada para a história e a gente espera que essa fotografia, esse retrato represente muito investimento no Amapá, muita vontade das instituições de ciência e tecnologia para se credenciar no Capda e captar recursos para desenvolvimento, inovação, tecnologia, que no Estado do Amapá nós estamos precisando muito. Os investimentos da Suframa, da Sudam e do Basa aqui, significam muito”, ressaltou.

Parque tecnológico

Também nesta quinta-feira, governo do Amapá e Suframa, assinaram decreto instituindo o Grupo de Trabalho (GT) que vai elaborar os projetos de criação do Parque de Inovação Tecnológica e o Hub de Inovação do estado. A criação destas estruturas tem o objetivo de desenvolver e implementar políticas públicas que favoreçam a inovação tecnológica e o empreendedorismo amapaense.

Além da assinatura do Decreto de Criação da Comissão do Parque e do Hub e apresentação da Grupo de Trabalho também está previsto no evento, Pitch do Parque Tecnológico; Pitch do Hub de Inovação e o Painel Aquário – Governo, Empreendedorismo Inovador e Ensino e pesquisa.

Fotos: Andrés Pascal/Suframa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo