AMAZONASCULTURADESTAQUE

Mostra de Cinema resgata memórias e revela potencial audiovisual de Presidente Figueiredo

1ª Mostra de Cinema Galo da Serra resgata memórias e revela o potencial do audiovisual dos artistas locais trazidos ao protagonismo pela nova política cultural implantada pela prefeita Patrícia Lopes

Com entrada gratuita, a 1ª Mostra de Cinema Galo da Serra, reuniu dezenas de pessoas, no auditório da prefeitura de Presidente Figueiredo, na noite desta sexta-feira (26/05). O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (Semculte), juntou na mesma plateia, pescadores, artesãos, estudantes, atores, diretores e produtores, alguns já com notável reconhecimento nacional, como Denílson Novo, Orlando Junior, Léo Nascimento, Heraldo Daniel e Herman Antony, e estreantes, como Victor Samuel, que faz sua estreia como ator e diretor de curta.

Oito produções participaram da Mostra, que foi idealizada pelo titular da Semculte, Zandem Ferreira, para divulgar a produção audiovisual do município, resultado das oficinas de cinema e meio ambiente, realizadas pela prefeitura, em 2021, com incentivos da Lei Aldir Blanc.

O público presente ao evento assistiu à todas as produções, comendo pipoca, como é de lei quando se vai ao cinema, e, depois, acompanharam a premiação e homenagens da noite, com direito a fotos com os artistas e profissionais de direção.

A Fantástica Fábrica de Mel, produzido e dirigido por Heraldo Daniel e Herman Antony; Balbina – A natureza se refaz, com direção e produção de Leo Nascimento e Heraldo Daniel; e Entre Peixes e Peixeiros, dirigido por Heraldo Daniel, foram os frutos das oficinas.

Os três filmes tiveram a participação direta dos alunos, entre eles, Victor Samuel Cabral Carneiro, de 16 anos, aluno do ensino médio, que também participou com o curta Mago ao Cubo, produzido e estrelado por ele, após participar das oficinas de audiovisual.

“Meu sonho é ser diretor de cinema e, participar desses cursos me trouxe muito aprendizado. Caí de cabeça, com todas as forças e energias, e aprendi muito. A escrever roteiro, direção de fotografia, e o meu curta ficou em primeiro lugar”, conta Victor, orgulhoso da conquista.

Cachoeira das Letras, de Denílson Novo, que retrata o ativismo social de bibliotecas comunitárias de Presidente Figueiredo, um trabalho de transformação social na vida de estudantes que vivem nas comunidades rurais e também na sede do município, foi totalmente escrito e produzido em Presidente Figueiredo, inspirado no projeto Práticas Leitoras, do Núcleo de Ensino Superior de Presidente Figueiredo, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Denilson Nova parabenizou a prefeita Patrícia Lopes pelo incentivo ao audiovisual no município e definiu Presidente Figueiredo como um geoparque, um verdadeiro paraíso das cacheiras, que além de toda a rica biodiversidade, tem o talento e a criatividade da sua população. Que tem tudo para se desenvolver como polo turístico e de cinema.

“Deixo a nossa humilde contribuição com o documentário Cachoeira das Letras, que nada mais é que um registro e também um apelo para que o poder público e a própria população, abrace a causa, o fortalecimento dos nossos valores, do desenvolvimento-econômico-cultural”, enfatizou.  

Clã das Jiboias, de Heraldo Daniel, que conta a história do jiu-jitsu na região Amazônica, fazendo um resgate histórico-antropológico.

Heraldo Daniel também trouxe para o evento o filme Pescadores da Amazônia, que apresenta a história e lida diária da pescadora Sereia, antes e depois da abertura das comportas da hidrelétrica de Balbina.

O filme O Artesão da Floresta, de Herman Antony Rabelo, completou a lista de audiovisuais da 1ª Mostra Galo da Serra. A produção conta a história do artesão Geofran Lopes, que transforma em obras de arte, sobras de madeiras de movelarias e galhos de árvores coletados na floresta.

Heraldo Daniel e Hernam Antony os professores que ministraram as oficinas de audiovisual e meio ambiente realizadas pela Semculte, com incentivo da Lei Aldir Blanc, que resultaram os filmes apresentados na Mostra, a exceção do documento Clã de Jiboias, sobre o jiu-jitsu.

“Esse evento é a realização de um sonho. A gente chega a um ponto que não basta só produzir pra si, tem que levar a luz do conhecimento para as pessoas e, quando se promovem essas oficinas, você abre o cadeado das ideias delas. A gente plantou uma semente e agora está colhendo esses produtos bem bacanas”, enfatizou.

Hernam Rabelo, disse ser emocionante ver a população participando da Mostra, envolvida e vibrando com as trilhas sonoras dos filmes, reconhecendo e se identificando com os personagens.

“Foi muito gratificante e emocionante ver a população vibrando quando apareciam personagens que eles convivem no dia a dia, com as quais compartilham da mesma rotina, com o empoderamento das mulheres pescadoras da Cacaia do Rumo Certo”, destacou.

Os dois compartilham da mesma opinião sobre o futuro do audiovisual no município. Presidente Figueiredo tem tudo para se tornar a cidade do audiovisual no Amazonas.

“Está próximo da capital (Manaus), tem toda estrutura e ainda essa natureza – floresta, cachoeiras, grutas, rios, como o Uatumã, Urubu e Urubuí. E também gente talentosa e criativa. Então, tem tudo”, afirmaram.

Premiação e homenagens

Diretores, atores e alguns personagens, que inspiraram e apoiaram as produções levaram para casa o troféu “Galito”, uma representação do Galo da Serra, ave icônica da região Amazônica, que é símbolo da beleza e exuberância da fauna de Presidente Figueiredo.

A prefeita Patrícia Lopes e a secretária de políticas Públicas para Mulheres, Ieda Nicácio, foram homenageadas pela contribuição e incentivo para o desenvolvimento da produção audiovisual de Presidente Figueiredo. Patrícia Lopes, por ter elegido a cultura como uma das prioridades da sua gestão e a economia criativa como pilar do desenvolvimento sustentável do município e, Ieda Nicácio, que comandou a pasta da cultura, por viabilizar a aprovação dos projetos que resultaram na 1ª Mostra. A prefeita, que está em tratamento de saúde, foi representada pela secretária municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comércio, Elianda Miranda.

Também foram homenageados com o troféu “Galito”, o presidente da Câmara de Presidente Figueiredo, vereador Marcos Nascimento; o atual titular da Semculte, Zandem Ferreira; Léo Nascimento, na categoria diretor revelação; Heraldo Daniel e Denilson Novo, na categoria diretor; Victor Samuel, como filmmaker revelação; Caio de Biasi, diretor revelação; Herman Antony, diretor e produtor; Geofran Lopes, protagonista do filme artesão da Amazônia; Ruth Teixeira, protagonista do filme Pescadores da Amazônia;  Eliz Maria e Maitê Antony, atrizes mirins, protagonistas do filme A Fantástica Fábrica de Mel; Helson Ribeiro e Reyson Gracie, pelo documentário Clã das Jiboias; Caio Pimenta, CineSet; e Dalva Lopes, mãe do artesão Geofran Lopes, pelo incentivo e apoio ao filho, para que ele pudesse se dedicar a sua arte.

Fotos: Igor Rebello

Link dos filmes da 1ª Mostra de Cinema Galo da Serra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo