Notícias Corporativas

Produção industrial no Nordeste supera média nacional

A produção industrial brasileira apresentou uma leve queda em janeiro de 2023, registrando uma retração de 0,2% no cenário nacional, conforme apontado pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 06 de abril. Entretanto, a região Nordeste do país mostrou um desempenho diferente, com um aumento médio de 6,1% na produção industrial.

O estudo também revelou que houve recuo na produção industrial em oito estados no primeiro mês de 2023, sendo os maiores resultados negativos observados no Rio Grande do Sul (3,4%), São Paulo (3,1%) e Mato Grosso (2%). Outros estados que apresentaram queda foram Rio de Janeiro (1%), Santa Catarina (1%), Pará (0,4%), Paraná (0,3%) e Bahia (0,2%).

O IBGE atribuiu parte dessa retração à prática comum das férias coletivas na indústria automobilística em janeiro, que resulta na queda de produção. Além disso, o desabastecimento de insumos e o encarecimento de matéria-prima têm causado impacto no ritmo da produção, gerando cautela no setor.

A indústria desempenha um papel crucial no desenvolvimento do Brasil, sendo responsável por gerar empregos, movimentar a economia e estimular a inovação tecnológica. O crescimento da produção industrial no Nordeste, portanto, é um indicador importante de que a região está se desenvolvendo e contribuindo para a economia nacional.

Um exemplo do desenvolvimento na região é a Dimensão Indústria de Aços Longos e Planos, empresa do Grupo Dimensão, com sede no Maranhão. A fábrica, localizada no distrito industrial de São Luís, possui mais de 50.000m² de área construída e capacidade inicial para produzir até 120 mil toneladas por ano. Inicialmente planejada para atender à crescente demanda das regiões Norte e Nordeste, hoje atendemos todo o Brasil.

“Estamos muito satisfeitos em ver o crescimento da produção industrial no Nordeste, que demonstra a resiliência e a capacidade de adaptação das empresas da região. Esses resultados evidenciam que as indústrias nordestinas, incluindo a Dimensão Indústria de Aços Longos e Planos, estão bem-preparadas para atender às demandas de todo o país, contribuindo para o fortalecimento da economia nacional e para a geração de empregos em nossa região”, afirmou Antonio Barbosa de Alencar, presidente do conselho do Grupo Dimensão.

A expansão da Dimensão Indústria de Aços Longos e Planos destaca a importância da indústria do nordeste para o desenvolvimento nacional, mostrando como investimentos no setor podem gerar resultados positivos, mesmo em um cenário econômico desafiador. A evolução da produção industrial no Nordeste é um sinal promissor para a economia brasileira e para o fortalecimento da indústria nacional.

Pular para o conteúdo