Notícias Corporativas

Projeto CuidaMama avança na cidade de Cotia para prevenção do câncer de mama

Uma iniciativa do Instituto Protea e do Instituto Tellus, o projeto CuidaMama completa um ano de projeto piloto realizado na cidade de Cotia e, neste ano, pretende alcançar aproximadamente 80% dos usuários SUS do município com a implementação de diversas soluções que visam reduzir as taxas de mortalidade em decorrência do diagnóstico do câncer de mama em estadiamento avançado. 

Ao longo de 2022, o piloto do projeto foi realizado no município de Cotia em cinco Unidades Básicas de Saúde locais, assim como na Clínica da Mulher, serviço de saúde especializada em saúde da mulher. O CuidaMama conta com três frentes de implementação, sendo elas: Navegação Estendida de Pacientes; Integração entre os Níveis de Atenção; Políticas Públicas e Participação Social. O projeto ainda conta com uma frente de Monitoramento, Avaliação e Governança, responsável pela tomada de decisões estratégicas do piloto, assim como pelo levantamento e monitoramento de indicadores de processo e de resultado das soluções implementadas, de modo a avaliar o impacto do projeto no território.

As soluções do CuidaMama atuam em diferentes pontos da jornada da paciente com câncer de mama, do diagnóstico precoce ao monitoramento de pacientes com alta hospitalar. As soluções da frente de Navegação Estendida de Pacientes contemplam ações de busca ativa, através do rastreamento e de ações extramuros, assim como de navegação de pacientes, por meio da implementação de novos processos e sistemas digitais de monitoramento nas UBS locais (atenção primária) e na Clínica da Mulher (atenção secundária).

As ações propostas pelo CuidaMama têm como objetivo reduzir o tempo para o diagnóstico do câncer de mama em mulheres e reduzir o tempo para o início do tratamento do câncer de mama em mulheres na região de intervenção. A expectativa do projeto para o ano de 2023 é abranger ao total 13 UBS do Município, contando com um alcance de aproximadamente 48.000 munícipes.

Para colocar em prática o projeto CuidaMama, o projeto recebe o apoio da Roche e do Instituto Avon. O modelo implementado em Cotia passará a ser referência para a extensão do projeto para outros Municípios.

Pular para o conteúdo