AMAZONASDESTAQUEECONOMIA

Distribuição de ovos de páscoa faz a alegria da criançada e de microempreendedoras de Presidente Figueiredo

Prefeitura distribui ovos de chocolate, para estudantes da rede municipal, todos produzidos por artesãs e doceiras do município, ampliando a oferta de emprego e renda no segmento

A entrega de ovos de chocolate, realizada pela prefeitura de Presidente Figueiredo, nas escolas da rede municipal de ensino, entre segunda (03/04) e quarta-feira (05/06) da Semana Santa, provocou muito mais que sorrisos e gritos de comemoração da criançada, ao receber o “mimo” , entregue pelas equipes das secretarias municipais de Educação e da Assistência Social e Cidadania (Semasc). Quem também tem motivos de sobra para comemorar, são as microempreendedoras do município, envolvidas na produção dos 10 mil ovos de chocolates que foram distribuídos.

“Muitas famílias não têm condições de comprar o chocolate para as crianças, por isso, todos os alunos das escolas municipais estão ganhando o seu ovo de Páscoa nessa semana. Páscoa é fraternidade, carinho e desde o início do nosso governo temos priorizado a atenção à educação e aos nossos alunos. E fazemos isso, fomentando os pequenos negócios, criando oportunidade de emprego e renda no município”, afirma a prefeita Patrícia Lopes.

A encomenda da prefeitura foi dividida entre as dezenas de doceiras e artesãs, que garantem o sustento de suas famílias fazendo bolos, tortas, doces, bombons e outros produtos, sob encomenda, ou para vender nas feiras e eventos sazonais que acontecem no município. Além da turma da Associação de Mulheres Empreendedoras Imparáveis (Amei), outras pequenas e microempreendedoras aceitaram o desafio de preparar os ovos de páscoa.

 A maioria trabalha em casa, sozinha, mas, para dar conta de atender a encomenda, teve que contratar ajudantes, em alguns casos, gente da própria família, mas também vizinhos e outras doceiras, que por estarem na informalidade, não puderam ser contratadas diretamente para prestar o serviço à prefeitura.

Gessica Figueira Pamplona, que trabalha como confeitaria há cinco anos, contou com a ajuda do marido Junior Pamplona, na preparação do chocolate e formatação das cascas, e precisou contratar amigos e pessoas da família, para ajudar na montagem e embalagem dos ovos.

“Essa iniciativa da prefeita Patrícia Lopes, além de ser inédita, foi de grande relevância para nós empreendedores. É uma atitude de valorização das pessoas do município, que estimula a gente a continuar empreendendo, e aquece a economia local, porque muitos dos materiais utilizados foram comprados aqui mesmo, no comércio local. Amei participar! Preparei tudo, com muito amor e carinho”, afirma.

Gessica conta que a confeitaria é a principal fonte de renda da família dela, por isso, ainda não conseguiu fazer os investimentos necessários para ampliar a produção e fazer o seu negócio prosperar, mas, agora, com o dinheiro que vai receber da venda dos ovos de chocolate para a prefeitura, vai conseguir.

“Vou conseguir tirar o dinheiro investido na matéria-prima e embalagens, além dos custos de energia, pagar as pessoas que eu contratei e ainda vai sobrar para uma panela mexedora, para fazer brigadeiro e uma batedeira maior, que estou precisando, para ampliar a produção, e também para fazer uma reforma no meu ateliê de trabalho, algo que eu queria fazer há muito tempo mas,  o dinheiro não dava. Estou muito agradecida à prefeita Patrícia Lopes, por ter essa sensibilidade em, ao mesmo tempo que tem esse gesto de carinho e cuidado com as crianças, nos dá a oportunidade de trabalhar e poder cuidar das nossas famílias”, destaca Gessica.

De acordo com a confeiteira, foram mais de duas semanas de trabalho para produzir os 2 mil ovos que foram encomendados dela e precisou ocupar além de ateliê, a sala e cozinha da sua casa e também a sala da casa da mãe dela, para arrumar toda a produção.

“Foi puxado, mas deu tudo certo e as crianças receberam um produto de qualidade, porque assim como eu, todas as outras empreendedoras envolvidas na missão, trabalharam com muita seriedade e dedicação, para cumprir o prazo e entregar o melhor produto”, conta.

A distribuição dos ovos de chocolate nas escolas do município, foi uma ação integrada entre as secretarias municipais Turismo, Empreendedorismo e Comércio (Semtec), que cadastra e fomenta os pequenos negócios, da Assistência Social e Cidadania (Semasc), e Educação (Semed), que organizaram e fizeram as entregas.

“A prefeita Patrícia Lopes está de parabéns pela atenção com a Educação e com nossas crianças. Esse carinho com os alunos é fundamental, é um incentivo maior na formação de nossos filhos”, disse Amauri Gonzaga.

Caça ao ovo Páscoa

A turma de até 12 anos, que por algum motivo deixou de receber ovo de chocolate durante os eventos realizados nas escolas municipais e também os baixinhos visitantes, terão mais oportunidade de ganhar o seu. Sábado, na Praça da Cultura, das 17h às 20h, Semasc e Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (Semculte) promovem a “Caça ao Ovo de Pascoa”.

A programação antecede o show do projeto +Cultura, que neste Sábado de Aleluia, terá a participação Edvaldo José, Douglas Derossi, DJ Pedro Diaz e do grupo folclórico Carimbó Cheiro de Cabocla.

Fotos: Dircom-PF/Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo