AMAZONASDESTAQUEEMPREENDEDORISMO

Chocolate com sabores amazônicos são opções para a páscoa dos amazonenses

Amazonastur dá dicas de empresas amazonenses que preparam os tradicionais ovos de páscoa de chocolate e também bombons e licores com sabores regionais para celebrar a data

Tucumã, cupuaçu, banana frita, pimenta murupi com chocolate – esse é o pedido completo para uma páscoa com sabores amazônicos. Por isso, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) destaca iniciativas amazonenses que trabalham com sustentabilidade, regionalidade e divulgação da cultura e gastronomia amazonense.

A tradicional Bombons Finos da Amazônia, que atua há mais de 20 anos no mercado de chocolates, traz neste ano a “Páscoa Bumbá” composta por ovos de chocolates com a tradicional qualidade da empresa mesclados com sabores regionais como o açaí, a pimenta murupi, castanha e cupuaçu. A sócia-proprietária da empresa, Jordana Pacheco, conta que a ideia surgiu da união da data significativa junto a um dos pilares da empresa: o regionalismo.

“Produzimos os ovos mais tradicionais, e temos opção zero açúcar e chocolate branco. Como o nosso foco é no regionalismo, agregamos o tradicional com os recheios regionais como o recheado com doce de cupuaçu, com doce de açaí, com pedaços de castanha, temos o cuca que é um lado cupuaçu e outro lado castanha e o ao leite com pimenta murupi”, explicou Jordana.

Jujuba de cupuaçu, tapioca e castanha são ingredientes do ovo da páscoa produzido pela Amazon Doces, que atua há 12 anos com produção de bombons, geleias, biscoitos, licores, jujubas e salames.

“O chocolate combina muito bem com nossos doces regionais, pois nossas frutas possuem muita acidez, na qual misturada com chocolate nos leva a um sabor inigualável”, comenta Jane Barros, idealizadora do produto, que mantém a regionalidade também nas embalagens dos produtos que são feitas por indígenas e artesãos locais.

Já as famosas barras de chocolate também ganham ingredientes amazônicos como o “choco-caboquinho”, uma mistura de chocolate com tucumã que remete ao tradicional “x-caboquinho”. A ideia é da empresa D’Amazônia Origens, localizada em Maués (a 276 quilômetros de Manaus), que trabalha com produtos 100% naturais e matéria-prima da Amazônia.

O proprietário da empresa e idealizador do choco-caboquinho, Luca D’Ambros, ressalta que a ideia surgiu a partir de uns testes com tucumã desidratado com chocolate branco.

“É uma experiência extremamente amazônica e não do ponto de vista de uma tradição amazônica, mas também do ponto de vista do conceito: ter acesso aos ativos amazônicos, transformados por uma simples inovação, um produto que é extraordinário, cujo impacto é sócio-ambiental e extremamente positivo”, destaca.

Bombons com castanha coberta é uma especialidade da Sweet Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), fundada pela bióloga Karen Silva há 3 anos, após sentir saudades do bombom que é receita de família. E nesta páscoa, buscando promover os ingredientes locais, a Sweet inicia a produção de ovos de chocolate com cupuaçu e maracujá, frutas de produtores locais do município, movimentando a economia local e promovendo a  sustentabilidade com embalagens de material reciclável.

Karen afirma que os produtos não possuem açúcar, ovo e manteiga em sua composição. “Temos garantia da doçura suave com o sabor da fruta, sendo um produto exclusivo de Novo Airão. Idealizado, produzido e comercializado em Novo Airão, abrangendo agora a comercialização para Manaus também”, disse.

Onde encontrar

Amazon Doces

Os produtos podem ser encontrados no Manauara Shopping. Para mais informações, entre em contato por meio do telefone (92) 98112-3425 e nas redes sociais @amazon_doces_am.

Bombons Finos

Os chocolates podem ser encontrados na loja física que fica localizada no Shopping Manauara e também na fábrica, localizada na Av. Carvalho Leal, 934 – Cachoeirinha. Para mais informações, redes sociais @bombonsfinosam e telefone para contato (92) 3236-2610.

D’Amazônia Origens

As barras de chocolate com tucumã são vendidas na agroindústria em Maués durante o ano todo. Para Manaus, as vendas são feitas sob encomenda. O contato por ser feito a partir da página na rede social @damazoniaorigens

Sweet Novo Airão

Encomendas para Novo Airão e Manaus podem ser realizadas por meio das redes sociais @airao.sweet e pelo telefone (92) 98582-0817.

Fotos: Tácio Melo/Amazonastur; Divulgação D’Amazônia Origens; Sweet Novo Airão e Amazon Doces

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo