AMAZONASECONOMIASETOR PRIMÁRIO

Em Presidente Figueiredo, prefeitura doa motor rabeta para facilitar escoamento da produção de comunidades rurais

Adquiridos com recursos de emenda parlamentar do deputado João Luiz, os 106 motores serão usados para escoar a produção, na pesca e no processamento da mandioca, para produção da farinha

As longas viagens de canoa, na escuridão da madrugada, que muitos produtores rurais de comunidades ribeirinhas do distrito de Balbina, em Presidente Figueiredo, precisavam fazer para trazer a produção, até a parte terrestre do ramal, para ser  embarcada no caminhão da prefeitura e transportada até os locais de comercialização, agora, são coisas do passado.

O percurso e meio de transporte continuarão os mesmos, entretanto, ao invés do remo, a canoa será movida por um motor de rabeta. O equipamento, adquirido com recursos de emenda parlamentar do deputado João Luiz (Republicanos), foi entregue pela prefeita Patrícia Lopes a 106 produtores rurais e pescadores, de várias comunidades ribeirinhas, na última sexta-feira (24/03).

“A canoa é o único e exclusivo meio de transporte que nós temos, seja para nos locomover ou para escoar a nossa produção e, fazer isso no remo, além de ser muito sacrificante e demorado, também é perigoso. Por isso, esses motores de rabeta, vão mudar a nossa vida. Como diz o lema (slogan) desta gestão – É tempo de cuidar, é tempo de avançar – a nossa gestora tem cuidado da população, especialmente do produtor rural, do pescador artesanal, de todos nós moradores das comunidades ribeirinhas”, afirma Geison Rodrigues, agricultor do ramal da Morena.

“Esse motor tem uma grande importância pra nós, porque muitos da gente não têm dinheiro para comprar um. Fazia tempo que não recebíamos esse tipo de benefício da prefeitura”, complementa Rosilde da Silva que, além de produtor rural, complementa a renda da família com a pesca.

Rosilde da Silva acrescenta que o motor recebido da prefeitura, além de servir para escoar a produção, também será utilizado no processamento da mandioca, para fazer a farinha, um dos principais produtos que a comunidade dele produz.

A prefeita Patrícia Lopes destacou a alegria que sentia, ao fazer a entrega de mais um benefício tão importante para o produtor rural de Presidente Figueiredo.

“Quero agradecer a grandiosidade do trabalho que o deputado João Luiz vem realizando no Amazonas, o seu comprometimento com a população do nosso município, em especial com os moradores aqui de Balbina que, hoje estão recebendo esse benefício, graças a uma emenda parlamentar dele”, enfatizou.

O vice-prefeito Anderson Leal comparou o momento da entrega dos motores de rabeta ao ciclo da agricultura.

“Estamos colhendo os frutos de tudo que a gente vem plantando, com muito suor e muito trabalho. A gente sabe da importância desses motores, tanto para os pescadores, quanto para os agricultores ribeirinhos. Então, ficamos felizes em conseguir melhorar a qualidade de vida de vocês. E não é só com essa entrega, ano passado foram os kits de pesca, o trabalho de recuperação dos ramais, o fornecimento do transporte para escoar a produção, balcão de venda da Conab; então, estamos felizes por estar conseguindo trazer muitos benefícios para o nosso setor primário”, enfatizou.

Inês Sampaio, titular da Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, Aquícola e Pesqueiro (Semada), destacou que a entrega dos motores rabeta é mais uma ação da gestão de Patrícia Lopes e Anderson Leal, para melhorar a vida dos agricultores figueiredenses.

“A entrega desses motores rabeta, veio melhorar a vida dos agricultores  figueiredenses, porque, lá na roça, eles colhem a sua produção, colocam na canoa e trazem até a beira da estrada para embarcar no transporte rodoviário, que é fornecido gratuitamente pela prefeitura,  que é levado até as feiras e mercados para ser vendida. A prefeita Patrícia Lopes tem colocado, entre as prioridades da gestão, a melhoria das condições de vida e de trabalho do produtor rural”, afirmou.

O deputado João Luiz, autor da emenda, esteve junto com a prefeita Patrícia Lopes e o vice-prefeito Anderson Leal, na entrega dos motores e, fez questão de assegurar que a parceria com a prefeitura vai continuar, porque tem confiança no trabalho que vem sendo realizado pela gestão.

“Nós estamos trabalhando aqui no município já há bastante tempo. Só em Balbina, esta é a sexta vez que estou aqui. E, todas as vezes que eu venho é para anunciar coisas boas. Já viabilizamos laboratório de informática, kits pesca para os pescadores, auxilio durante a pandemia, o estádio de futebol, que está com as obras a todo vapor e, agora, os motores de rabeta e também uma quadra de futevôlei e, vamos continuar ajudando. A prefeita Patrícia está de parabéns pela gestão que tem feito, junto com seu vice-prefeito Anderson Leal e, eu tenho a certeza de que, gestões como essa, que faz investimento nas pessoas, tende a crescer, como vem acontecendo aqui em Presidente Figueiredo”, destacou.

Fotos:  Dircom/PF/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo