DESTAQUESETOR PRIMÁRIOSUSTENTABILIDADE

Amazonas firma parceria para ampliar projeto de agroextrativismo da castanha e manejo de pirarucu

Projeto Rural Sustentável Amazônia pretende ajudar manejadores a obter melhores ganhos com seu trabalho, afastando, ou pelo menos diminuindo, a participação dos atravessadores

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), firmaram parceria para fortalecer e dar maior alcance ao Projeto Rural Sustentável (PRS), voltado para o agroextrativismo amazonense das cadeias produtivas da castanha do Brasil e do manejo do pirarucu.

O Idam vai informar e motivar as Organizações Socioprodutivas (OSPs) no interior do estado, para que participem do edital.  Presente em todos os municípios do Amazonas, o Idam mantém um contato direto com as associações e cooperativas de produtores familiares rurais, assim como com as colônias de pescadores. Capacitações, orientações técnicas, informações do setor primário chegam aos trabalhadores pelos técnicos do instituto. O edital já está aberto.

“Buscamos o Idam porque sabemos do alcance e credibilidade que tem junto aos produtores em todo o Amazonas. O PRS vem para fortalecer o Setor Primário amazonense e é importante que absolutamente todos que atuam no extrativismo da Castanha e no Manejo do Pirarucu, participem”, enfatiza Fernanda Martins, responsável pelo projeto.

Para o diretor presidente do Idam, Daniel Borges, Engenheiro de Pesca e conhecedor do processo e das dificuldades enfrentadas por quem faz o manejo, o PRS Amazônia é uma grande oportunidade para que os manejadores consigam melhores ganhos com o trabalho que desenvolvem, afastando ou pelo menos diminuindo a participação dos atravessadores. Mesma oportunidade para as comunidades que possuem castanhal e que são obrigadas a aceitar os baixos e injustos preços impostos pelos comerciantes.

“As próprias famílias fazendo a negociação por meio de suas organizações, com certeza é garantia de maiores rendimentos e melhores condições de trabalho. Nesse sentido, o Idam abraça essa causa e vai divulgar como for possível o PRS, nessa parceria com a IABS”, garante Borges.

Além do Amazonas, o Pará com as culturas de Açaí e Cacau e Rondônia com Café e o Manejo de Peixes Redondos, também executarão o PRS. O Cadastro é feito pelo endereço eletrônico: www.prsamazonia.org.br.

O PRS Amazônia tem a sua execução programada pelo período de quatro anos. Podem participar famílias produtoras e/ou extrativistas, organizações sócio produtivas como associações, cooperativas, sindicatos e colônias, empresas do 1º e 2º setor e Instituições Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural).

 Fotos: Divulgação/Idam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo