AMAZONASDESTAQUEMEIO AMBIENTE

Comitiva do governo alemão visita comunidade indígena e conhece projetos de desenvolvimento sustentável

Acompanhado do governador Wilson Lima, diplomatas e empresários da Alemanha estiveram na comunidade Três Unidos, uma das 13 que integram a APA Rio Negro Setor Aturiá-Apuauzinho

Em visita oficial ao Brasil, uma comitiva oficial do governo alemão, formada por diplomatas e representantes de empresas de bioeconomia, energia e tecnologia, está em Manaus, para conhecer projetos de proteção à floresta e melhoria da qualidade de vida dos ribeirinhos que vivem na da capital amazonense.

Acompanhados do governador do Amazonas, Wilson Lima, na terça-feira (14/03) o vice-chanceler e ministro federal da Economia e Ação Climática da Alemanha, Robert Habeck, além do ministro federal da Alimentação e Agricultura, Cem Ozdemir, e de empresários que integram a delegação alemã, visitaram a comunidade indígena Três Unidos.

A comunidade Três Unidos é uma das 13 que integram a Área de Proteção Ambiental (APA) Rio Negro Setor Aturiá-Apuauzinho. Na RDS, o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) apoia atividades de monitoramento e conservação de quelônios no rio Cuieiras e o turismo de base comunitária.

“Para nós é muito intrigante saber como vocês vivem dentro da floresta e, ao mesmo tempo, protegem a floresta, porque na Alemanha, os alemães desmataram muito e esperamos que vocês encontrem essa forma de proteger a floresta, fazendo um trabalho melhor do que nós”, declarou o vice-chanceler, em discurso aos moradores da comunidade, em sua maioria indígenas da etnia Kambeba.

“Para mim, é um sonho, um representante da Alemanha vir conhecer a minha comunidade, desse povo kambeba. Para mim, é muito gratificante, mais ainda, receber o governador, não só para mim, mas para a comunidade é uma felicidade”, disse o tuxaua da comunidade, Waldemir da Silva.

Cooperação alemã

Os investimentos do governo da Alemanha, por meio de uma cooperação oficial com o governo do Amazonas, tem gerado muitos frutos, como ações de prevenção e combate ao desmatamento, incluindo a estruturação da sede da Sema e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), além de um projeto voltado a agricultores de incentivo ao uso sustentável do solo em unidades de conservação estadual.

Também fruto desta parceria, o governo do Amazonas tem realizado, de forma inédita, a remuneração de 233 brigadistas florestais em 12 municípios prioritários para auxiliar no combate às queimadas no interior do estado: Apuí, Novo Aripuanã, Manicoré, Lábrea, Humaitá, Boca do Acre, Barreirinha, Parintins, Canutama, Boa Vista do Ramos, Maués e Nhamundá.

Além disso, o Estado viabilizou aquisições permanentes para estruturação de brigadas municipais e equipamentos para monitoramento aéreo ambiental. Em 2022 foram entregues mais de R$ 1,7 milhão em equipamentos para brigadas nos 12 municípios.

Os recursos provenientes do Banco Alemão de Desenvolvimento KfW, fruto de um contrato firmado com Governo do Amazonas, por meio da Sema, para execução do Projeto de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Conservação da Floresta Tropical no Amazonas (Profloram).

Na comunidade, o governador Wilson Lima destacou que seu primeiro compromisso oficial neste  segundo mandato, no dia 2 de janeiro, foi o de receber o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, no Teatro Amazonas, que esteve também em visita oficial ao Brasil para conhecer ações e projetos ambientais e reforçou que o governo alemão tem sido o maior parceiro internacional do estado em diversas frentes.

Além do governador e da comitiva alemã, também estiveram na comunidade o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Eduardo Taveira, e o diretor-presidente da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Virgílio Viana.

Fotos: Diego Peres e Alex Pazuello / Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo