DESTAQUEECONOMIASETOR PRIMÁRIO

Agricultores indígenas de Amaturá participam de curso de boas e fabricação de derivados de mandioca

De grande importância social e econômica no Amazonas, a mandioca é cultivada na maioria das comunidades indígenas do estado. Dela são extraídos subprodutos, como farinha, beijus, goma e tucupi

A fim de propiciar o desenvolvimento sustentável através da capacitação, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou um curso de capacitação em Boas Práticas de Fabricação dos Derivados da Mandioca, nas comunidades indígenas Nova Itália e Bom Pastor, em Amaturá (distante 909 quilômetros de Manaus). Participaram 31 agricultores indígenas da comunidade Tikuna.

Considerada uma atividade de significativa importância social e econômica no Amazonas, o cultivo da mandioca faz parte da rotina da maioria das comunidades indígenas do estado. Da mandioca são extraídos muitos subprodutos, como farinha, beijus, goma e tucupi. Em 2021, o Idam registrou uma safra de mais de 190 mil toneladas, com 60 mil agricultores engajados no cultivo.

O Instituto atua no desenvolvimento sustentável desta cultura, através de ações relacionadas ao incentivo à adoção de novas tecnologias, mecanização e adubação de áreas, variedades mais produtivas, uso de casas de farinha padronizadas e cursos de capacitação.

“Este curso visa a melhoria da qualidade dos produtos fabricados, agregando valor comercial e, consequentemente, aumentando a renda dos agricultores familiares”, define o técnico do Departamento de Operações Técnicas, Vicente Marques.

Segundo Vicente, o curso ofereceu conteúdos como: limpeza e higienização da casa de farinha; retirada da raiz de mandioca; trituração da mandioca; retirada de amido; trituração da casca de mandioca para a fabricação de ração; fabricação de farinha d’água, ova fina, mista e grossa; fabricação de beijus secos e cremosos; doces e salgados; armazenamento; e noções de comercialização. O curso foi realizado entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março.

A ação foi realizada em parceria com a prefeitura de Amaturá, e teve a participação do secretário municipal de Produção Rural, Ronildo dos Santos; do gerente da unidade local do Idam no município, Darney Figueiredo; e dos técnicos em agropecuária Benedito Neto e Gustavo Mafra, sob a orientação da instrutora e assistente técnica do Idam, Elcina de Lima da Silva.

Fotos: Divulgação/Idam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo