Notícias Corporativas

LNGCON 2023: Eletrólise de metano converte GNL em hidrogênio livre de CO2

Nos dias 6 e 7 de março, no Congresso Internacional de GNL 2023, mais de 350 empresas discutirão os principais desafios da indústria de GNL — desde a infraestrutura de transporte e armazenamento até o uso como combustível ou pelos usuários finais. A Graforce apresentará a eletrólise de metano (plasmólise) — uma tecnologia revolucionária, que converte GNL em hidrogênio. Isso permite que grandes usuários de gás passem a usar hidrogênio de queima limpa sem mudar seu fornecedor de energia ou método de transporte.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230306005028/pt/

Graforce has developed methane electrolysis plants. Erected at LNG terminals or other decentralized locations, they can decarbonize LNG/LPG by converting methane into hydrogen and solid carbon. This allows large gas users to switch to clean-burning hydrogen without changing their energy supplier or method of transporting. (Photo: Business Wire)

Graforce has developed methane electrolysis plants. Erected at LNG terminals or other decentralized locations, they can decarbonize LNG/LPG by converting methane into hydrogen and solid carbon. This allows large gas users to switch to clean-burning hydrogen without changing their energy supplier or method of transporting. (Photo: Business Wire)

“Ainda não podemos ficar completamente sem combustíveis fósseis. Mas a UE ainda pode atingir suas metas de descarbonização se o GNL, GLP ou gás natural não forem mais queimados, mas convertidos em hidrogênio e carbono sólido com a ajuda da eletricidade verde e das nossas usinas de hidrogênio”, disse o Dr. Jens Hanke, CTO da Graforce.

Nas usinas modulares de plasmólise, um campo de plasma de alta frequência, gerado por eletricidade renovável, divide hidrocarbonetos como o metano em seus componentes moleculares: hidrogênio e carbono sólido. Em comparação com a eletrólise da água, a plasmólise requer apenas um quinto da energia para produzir a mesma quantidade de hidrogênio. Uma única usina de 20 megawatts pode converter cerca de 70.000 toneladas métricas de GNL em hidrogênio por ano e economizar cerca de 200.000 toneladas métricas de CO2.

O hidrogênio pode ser usado para eletricidade livre de emissões e geração de calor ou na indústria química. Como o CO2 é sequestrado em produtos ao longo prazo, essa tecnologia também é a primeira alternativa pronta para o mercado destinada ao armazenamento de captura de carbono.

Cooperação para geração de energia e calor combinada de eletricidade autônoma

Em janeiro de 2023, a Graforce iniciou uma cooperação com a Kawasaki Gas Turbine Europe. Dentro da solução da usina, o hidrogênio livre de carbono é produzido a partir de biometano, gás natural, GNL ou GLP. Isso é convertido em eletricidade na turbina a gás de hidrogênio da Kawasaki e reutilizado na plasmólise para produzir hidrogênio. Assim, a eletricidade livre de CO2 e calor de alta temperatura são gerados. Uma vez iniciado, todo o sistema não requer mais eletricidade.

Sobre a Graforce

A Graforce é uma empresa alemã de tecnologia de hidrogênio. Suas usinas power-to-X produzem hidrogênio livre de dióxido de carbono ou dióxido de carbono negativo e matérias-primas sintéticas — com maior eficiência e menores custos de infraestrutura na faixa de vários megawatts. Assim, a Graforce descarboniza energias fósseis, setores industriais e setores de aquecimento, transporte e construção. A empresa está atualmente em processo de expansão de suas parcerias estratégicas para escalar rapidamente sua tecnologia de hidrogênio em todo o mundo. www.graforce.com/EN

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Graforce GmbH

Dr. Jens Hanke

Fone: +49 30-63 2222-110

presse@graforce.de

Fonte: BUSINESS WIRE

Pular para o conteúdo