DESTAQUEMANAUSSEGURANÇA

Corpo de Bombeiros do Amazonas fiscaliza bares e restaurantes da capital durante ‘Operação Ambiente Seguro’

Estabelecimentos devem apresentar padrões mínimos de segurança, como a auto de vistoria, sinalização, iluminação de emergência, extintores, instalações elétricas, entre outros itens de proteção

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou na noite desta sexta-feira (27/01), vistorias educativas e preventivas em bares, restaurantes e casas de shows em Manaus. A ação, de caráter preventivo, chamada de ‘Operação Ambiente Seguro’, busca certificar o cumprimento das exigências das medidas de segurança contra incêndio.

O objetivo da operação, é verificar itens como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), as saídas de emergências, a sinalização, iluminação de emergência, extintores, instalações elétricas, além das condições gerais de funcionamento dos sistemas de proteção.

Foram visitados vinte e dois lugares na noite desta sexta-feira (27/01), e em dezessete estabelecimentos, foram encontrados irregularidades como falta de licenciamento no Corpo de Bombeiros no que diz respeito a segurança contra incêndio e pânico, extintores descarregados sem condições de uso, e falta de sinalização de rotas de fuga em saídas de emergência. Apenas três edificações estavam dentro dos padrões exigidos, e outras duas fechadas.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Orleilso Ximenes Muniz, a ação é para sensibilizar o empresário a regularizar o seu empreendimento.

“Estamos fazendo abordagens de todas as edificações, para sensibilizar o empresário de que ele precisa estar com o seu estabelecimento regularizado. Portanto, contamos com a colaboração de todos, para aumentarmos a segurança contra incêndios na cidade de Manaus.”

Os lugares que estiverem em situação irregular serão notificados e terão prazo de 15 dias para se adequarem às normas que visam proteger a vida dos ocupantes de edificações, instalações e locais de riscos, em caso de incêndios, explosões e pânico.

As fiscalizações educativas devem continuar neste sábado (28/01), de forma rotineira e planejada. A população também pode e deve continuar ajudando através de denúncia pelo telefone de emergência 193.

Fotos: Arthur Castro/Secom

Pular para o conteúdo