DESTAQUETECNOLOGIA & INOVAÇÃO

Fapeam adere à chamada internacional para apoiar pesquisas colaborativas em TI, Inteligência Artificial e Machine Learning

Pesquisadores do Amazonas podem submeter propostas até as 9h (horário de Manaus), do dia 2 de fevereiro, por meio da plataforma da chamada, via link https://www.chistera.eu.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) aderiu à chamada internacional CHIST-ERA 2022 para projetos colaborativos de pesquisa focados nas áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação, Inteligência Artificial e Machine Learning. Pesquisadores do Amazonas podem submeter propostas até as 9h (horário de Manaus), do dia 2 de fevereiro, por meio da plataforma da chamada, via link https://www.chistera.eu. 

A chamada visa apoiar projetos de colaboração transnacional em pesquisa, tecnologia e inovação de longa duração em temas emergentes, que tenham potencial para geração de linhas inovadoras na área de tecnologia ou para fomentar os já existentes. A divulgação do resultado das propostas recomendadas para financiamento ocorrerá no mês de julho de 2023.

Na Chamada serão recebidas propostas que apresentem pesquisa científica nos seguintes tópicos: 1) Segurança e Privacidade em Sistemas Distribuídos e Descentralizados; e 2) Sistemas de Comunicação baseados em Machine Learning, rumo a Inteligência Artificial sem fio. 

Com investimento de até 100 mil euros, estima-se apoiar até duas propostas. Os projetos apoiados pela Fapeam no âmbito da Chamada poderão ter prazo de vigência entre 24 e 36 meses.

Parceria

A Chamada CHIST-ERA 2022 é uma parceria entre a Fapeam e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em conjunto com o consórcio CHIST-ERA e a Comissão Europeia.

Acesse as Diretrizes Específicas da Fapeam: http://www.fapeam.am.gov.br/editais/chamada-chist-era-2022-para-projetos-colaborativos-de-pesquisa-focados-em-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-inteligencia-artificial-e-machine-learning-chamada-chist-era-2022/

Acesse na íntegra da Chamada Transnacional Conjunta Chist-Era 2022: https://www.chistera.eu/call-2022-announcement

Fotos: Érico Xavier/Fapeam

Pular para o conteúdo