CIDADANIADESTAQUE

Presidente Figueiredo entra para a história sendo o primeiro município a construir um Plano Municipal de Juventude no Amazonas

Evento, realizado pela Semjel, coloca o município na vanguarda entre os municípios do Amazonas que realizaram o evento que serviu de base para elaboração do Plano Municipal da Juventude

A prefeitura de Presidente Figueiredo realizou nesta quarta-feira (14/12), a 1ª Conferencia Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, evento organizado pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), com objetivo de elaborar uma proposta de Plano Municipal da Juventude.

Participaram do evento, que começou às 8h e terminou às 17h, no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), 50 jovens, com idade entre 15 e 29 anos, representantes de escolas estaduais, movimentos jovens das igrejas católica e evangélicas, times de futebol, comunidades rurais e influencers digitais do município. 

A prefeita Patrícia Lopes e o deputado federal Amon Mandel, o mais jovem eleito no estado do Amazonas, foram os convidados especiais da conferência, que contou ainda com a presença do vereador Tharlison de Souza, de 29 anos, representante da juventude figueiredense no legislativo municipal, o do padre Marco Antônio Cardoso, pároco do município, professor e mestre em Educação Jeconias Ferreira dos Santos, além de representantes do Conselho Tutelar, da Associação de País e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do programa Lado a Lado da prefeitura, que garante assistência às Pessoas Com Deficiência (PCD).

Patrícia Lopes disse que participar do evento lhe deu a certeza de que a decisão de criar na estrutura da Semjel, uma secretaria adjunta para Juventude, pasta que pudesse pensar em projetos pra melhorar a qualidade de vida, o desenvolvimento, presente e no futuro dos jovens figueiredenses, foi acertada.

A prefeita fez questão de acompanhar a apresentação das propostas da juventude e, ao termino, se disse contente porque a maioria delas, já foi ou já em está em fase de implementação pela gestão municipal.

Patrícia Lopes destacou a importância do envolvimento dos jovens na elaboração de políticas públicas adequadas e necessárias ao desenvolvimento e cidadania da juventude. Disse que é ocupando os espaços de poder que a juventude ajudará a construir um mundo mais justo e igualitário.

Para demonstrar que, ocupando os espaços de poder, é possível que a juventude transforme o mundo, Patrícia Lopes citou o próprio exemplo, que iniciou ainda jovem na política, como vereadora, e que hoje comanda o executivo municipal, assim como o do deputado federal Amon Mandel.

“Jovens na política é garantia de mais espaço para juventude na definição de políticas públicas”, enfatizou a prefeita.

De acordo com a coordenadora do evento, a secretária adjunta de Juventude, Thayná Costa, o principal objetivo do evento foi definir propostas de políticas públicas, para inclusão no Plano Municipal de Juventude, que posam garantir os direitos previstos no Estatuto da Juventude e a adesão de Presidente Figueiredo ao Sistema Nacional de Juventude.

Thayná Costa destacou o aspecto participativo da gestão da prefeita Patrícia Lopes e do vice-prefeito Anderson Leal, que tem permitido a Semjel fazer política para juventude, ouvindo a juventude, como ocorreu durante a conferência. “Estamos fazendo história”, disse a secretária.

Os jovens convocados para conferencia chegaram cedo e demonstraram grande disposição para o trabalho e ganharam elogios dos profissionais da rede de assistência, das autoridades e também de alguns pais, presentes a conferencia.

O vereador Tharlison Barros de Souza definiu a conferencia municipal como sendo um marco histórico para o município de Presidente Figueiredo, que mostra a preocupação da gestão municipal com a juventude figueiredense.

Disse esperar que as ideias apresentadas na conferência sejam colocadas em prática e, para que isso a aconteça, se comprometeu em trabalhar junto ao Executivo Municipal para que o Projeto de Lei (PL), instituindo o Plano Municipal da Juventude seja encaminhado a Câmara Municipal, o mais rapidamente possível e que, tão logo o PL chegue a Casa, vai articular junto aos seus pares, para que ele seja aprovado e retorne para sanção da prefeita Patrícia Lopes.  

O deputado federal Amon Mandel, recém eleito o jovem representante do Amazonas no Congresso Nacional, eleito aos 21 anos, em pleno exercício do mandato de vereador, para qual foi eleito aos 18 anos, também o mais jovem da Câmara Municipal de Manaus, falou da responsabilidades da juventude e da  importância dos jovens se envolverem na elaboração de políticas públicas.

Fotos: Tamyres Cunha e Igor Rabello

Pular para o conteúdo