CULTURADESTAQUE

Presidente Figueiredo comemora 41 anos com folclore, esporte, musica popular e celebração natalina

Programação começa na quinta-feira (8/12) e termina no sábado (10/12), dia do aniversário de fundação do município, com a realização da II Corrida e Caminhada Pedestre Terra das Cachoeiras

O aniversário de 41 anos de fundação do município de Presidente Figueiredo, a conhecida Terra das Cachoeiras, será comemorado durante três dias, com uma programação eclética, que reúne danças folclóricas, shows musicais e atividades esportivas, começando na quinta-feira (8/12),   feriado da padroeira do Amazonas, Nossa Senhora da Conceição, e segue até o sábado (10/12), data da criação do município, localizado no quilometro 107 da rodovia BR 174, na região metropolitana de Manaus.

De acordo com a programação divulgada pela Secretara Municipal de Cultura e Eventos (Semculte), fora a corrida e caminhada pedestre, que serão realizadas na manhã de sábado, a partir das 7h, com largada e chegada no Parque do Urubuí, todo o restante acontecerá na Praça da Vitória, na aérea central da cidade, palco histórico dos grandes eventos do município.

Na quinta-feira, a programação começa às 19h, com apresentação do DJ Pedro Diaz. Na sequência vem a Parada Natalina, evento produzido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), do governo do estado, e apresentações de prata da casa, como por exemplo, a Orquestra de Violões, do Colégio Municipal Deisy Lammel Hendges, projeto em parceria com o Centro Municipal de Atenção a Juventude (CMAJ) e o coral da Secretaria Municipal de Saúde (Sems).

A convidada especial da noite de abertura das comemorações do aniversário de 41 anos de Presidente Figueiredo é a figueiredense Hanna Paula, de 11 anos, coroada Miss Universo Infantil, no final de novembro, em Curitiba, após acirrada disputa com outras meninas de várias partes do mundo.

Na sexta-feira (9/12) e no sábado (10/12), o palco será das danças folclóricas. Quadrilhas, rituais e cirandas que fazem o tradicional festival folclórico de Presidente Figueiredo. Nos dois dias, a noite termina com atrações musicais regionais. Na sexta tem a Banda Meu Xodó e, no sábado, Banda Bello Encontro.

Competição esportiva

As inscrições para a II Corrida e Caminhada Pedestre Terra das Cachoeiras, podem ser feitas no endereço eletrônico: www.ticketagora.com.br, até o dia 8 de dezembro, ao preço de R$ 35. Competidores que comprovem ser doadores de sangue estão isentos do pagamento da taxa de inscrição, assim como os portadores de deficiência. Estão sendo disponibilizadas 500 vagas.

A competição será disputada nas categorias feminino e masculino, nas modalidades Individual Geral, Elite e pessoa com deficiência (PCD), que faz uso de cadeira de rodas e visual, com largada e chegada no Parque Corredeira do Urubuí. Em todas as modalidades percurso será de 5 quilômetros.

Confira a programação completa

QUINTA-FEIRA (8/12)

Uma Noite Natalina

17h30 – Esquenta com o DJ Pedro Diz

18h –    Abertura

18h10 – Leitura de Cordel

18h15 – DJ Pedro Diz

19h –    Quadrilha Maluca

19h10 – DJ Pedro Diz

19h20 – Camerata de Violões

19h30 – Cortejo e chegada do Papai Noel e  Performance Natalina e apresentação do Coral da Secretaria Municipal de Saúde (Sems)

20h20 – Show das Patroas

22h –    Encerramento

SEXTA-FEIRA (9/12)

Apresentação de grupos folclóricos

19h30 – Dança Regional Uirapuru         

20h10 – Ciranda Evolução (Comunidade Rumo Certo)    

20h50 – Quadrilha Alegria da Roça (Novo Rumo)           

21h30 – Ritual Indígena – Corpo de Dança Caprichoso – CDC     

22h10 – Ritual Indígena Àgata show      

22h50 – Quadrilha Micade na Roça       

23h30 – Banda Meu Xodó

*SÁBADO (10/12)*

7h – II Corrida e Caminhada Pedestre (largada e chegada no Parque do Urubuí)

19h30 – Apresentação de grupos folclóricos

19h30 – Dança Regional Galo da Serra  

20h10 – Quadrilha JAF na Folia 

20h50 – Dança Nordestina Bandoleiros do Sertão (Cangaço)      

21h30 – Ciranda Amor de Cirandeiro     

22h10 – Quadrilha Junina Moleka na Roça        

22h50 – Quadrilha Maluca        

23h30 – Banda Bello Encontro

Pular para o conteúdo