CIDADANIATOCANTINS

Projeto pedagógico desenvolvido em Araguaína evidencia luta de personalidades negras do Tocantins

Atividades foram desenvolvidas no último bimestre do ano letivo com alunos do ensino fundamental e do ensino médio

Idealizado pelos professores Manuel Barbosa da Silva, da Escola João Guilherme Leite Kunze, e Telma de Sousa, da Escola Alfredo Nasser, ambos de Araguaína, o Projeto “Personalidades Negras do Tocantins” foi implantado com a proposta de apresentar aos estudantes histórias de pessoas que defenderam e lutaram em prol de uma sociedade sem racismo. Dentre os homenageados destacam-se a matriarca Dona Juscelina, do Quilombo Urbano de Muricilândia, e a professora e ativista Fátima Barros.

Os professores são pesquisadores e membros da Associação Negra Cor (ANCA), composta por pessoas que lutam contra o racismo e buscam a formação de professores. As atividades foram desenvolvidas no último bimestre do ano letivo com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e todas as séries do ensino médio.

O projeto teve como base a utilização de pesquisas realizadas na internet e em loco com pessoas que atuam em defesa da promoção da igualdade racial, com a apresentação em banners para homenagear e dar visibilidade a personalidades negras do Estado que empreenderam na luta contra o racismo.

O trabalho também foi apresentado na XV Semana da Consciência Negra (Secone), na Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Tocantinópolis e Araguaína, e em diversas escolas estaduais e municipais de Araguaína.

Segundo o professor Manuel Barbosa da Silva o projeto fortalece e efetiva o estudo do povo negro na escola.

“Com essa ação, promovemos a reflexão e o resgate das personalidades negras do Estado e suas profissões, um estudo que contribui para a efetivação da Lei número 10.639, de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira”.

A estudante Melissa Alves da Silva, da Escola João Guilherme Leite Kunze, ficou maravilhada em conhecer a história dessas grandes personalidades da região. “O projeto é muito importante para conhecermos as lutas de pessoas contra o racismo, que fizeram história e deixaram ensinamentos para toda uma geração”.

Crédito fotos: Divulgação Seduc/Governo do Tocantins

Pular para o conteúdo