DESTAQUEPOLÍTICA

PF investiga crimes eleitorais em residências e empresas ligadas a ex-vice-governador do amazonas

Henrique Oliveira e sua ex-esposa Adriana Mendonça, além de uma empresa de Comunicação, são os alvos da operação “Amor Fantasma”, que a Polícia Federal deflagrou nas primeiras horas desta quarta-feira

A Polícia Federal no Amazonas (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (30/11), a Operação Amor Fantasma, no curso de investigação que apura possível crime de Caixa 2 eleitoral, que teria sido cometido pelo ex-governador do Amazonas, Henrique Oliveira (PROS) e a  sua ex-esposa, Adriana Mendonça, além de três empresas de comunicação, que aturam na campanha dele ao governo do estado, nas últimas eleições e que possuem um mesmo sócio em comum.

De acordo com a PF, nome da operação “Amor Fantasma” é uma alusão à relação conjugal entre os principais investigados.

Segundo apurado pela Polícia Federal, a ex-esposa de Henrique Oliveira recebeu grande quantia em dinheiro do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), cerca de R$ 3 milhões do Fundo Partidário e, aproximadamente R$ 1, 5 milhão, foi repassado às três empresas de comunicação. Além do ex-governador, Adriana Mendonça também disputou o pleito, como candidata a deputada estadual.

De acordo com nota distribuída pela PF à imprensa, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão na capital do estado, quando foram apreendidos os celulares dos envolvidos, computadores e documentos.

Ainda de acordo com a PF, o cumprimento do mandado de busca e apreensão visa identificar a prática delituosa, bem como angariar outros elementos indicativos de autoria e materialidade.

Caixa 2 é crime eleitoral tipificado nos artigos 350 e 354-A, todos da Lei 4.737/1965 (Código Eleitoral).

Pular para o conteúdo