Notícias Corporativas

Estudantes do Ensino Médio realizam visita à B3

Após participarem de uma palestra sobre educação financeira, os alunos do ensino médio do Colégio Delta, localizado na zona norte de São Paulo, realizaram uma visita técnica à B3, uma empresa de infraestrutura de mercado financeiro que possui atuação em ambiente de bolsa e de balcão.

Os estudantes participaram de um tour pelo MUB3 – Museu da Bolsa do Brasil,  que tem como propósito estabelecer uma nova relação das pessoas com o universo da educação financeira e o impacto em suas vidas. Por meio de uma jornada de conhecimento repleta de fatos e curiosidades sobre o mercado de capitais, o museu  aproxima, dialoga e democratiza o acesso à informação, ao conhecimento, à cultura e à educação.

Além de um tour guiado pelo museu, os estudantes visitaram outros espaços da empresa e tiraram suas dúvidas com o responsável pelas Negociações eletrônicas da B3, Thiago Ferraz, e tiveram a oportunidade de entender mais sobre mercado financeiro, economia e investimento.

A B3 recebe a visita de diversos grupos escolares, compostos por jovens interessados em conhecer mais sobre o mercado financeiro. De acordo com Thiago Ferraz esses jovens são os investidores de amanhã: “Para a B3, é muito importante oferecer conhecimento e condições para que esses jovens saibam o que fazer com o seu dinheiro em breve. O mercado de capitais brasileiro tem um enorme potencial de desenvolvimento, e esse desenvolvimento passa pela educação”, explica Ferraz. 

O especialista ainda comentou sobre a importância em compreender o mercado financeiro e como isso impacta positivamente a sociedade:  “Aprender e entender sobre o mercado financeiro permite que a sociedade amplie seus horizontes de crescimento. Um investidor, quando compra ações de uma empresa, por exemplo, está financiando seus investimentos e contribuindo para que gere empregos diretos e indiretos, aumentando a riqueza, a produção, o crédito e a prosperidade do país. A bolsa é o coração da economia”, ressalta  Thiago. 

Quando questionado sobre a dificuldade que as pessoas possuem para aprender sobre o mercado financeiro, Thiago explica que devido à tecnologia é possível acessar diversos materiais sobre o conteúdo:  “Felizmente há muito conteúdo de qualidade disponível na internet. No site da B3 Educação há muito material gratuito e com linguagem super fácil de compreender para todos os níveis de interessados no assunto”, comenta. 

O especialista acredita que há uma ligação direta entre a educação financeira e o mercado financeiro, pois segundo ele o desenvolvimento do mercado passa pela educação de seus participantes: “É imprescindível que as pessoas tenham consciência sobre o que fazer com o seu dinheiro. Isso possibilita que ampliem seus horizontes de crescimento sem recorrer sempre a empréstimos ou financiamentos. Tratar de dinheiro, de finanças e de investimentos não envolve somente ambição e lucro, mas principalmente segurança. À medida que as pessoas compreendem isso, o mercado se desenvolve organicamente” explica Ferraz. 

Thiago finaliza deixando uma mensagem aos jovens que pretendem seguir carreira no mercado financeiro, de acordo com ele o mercado financeiro é democrático e tem espaço para quem tiver força de vontade: “Esses jovens devem acreditar nos seus sonhos, acima de tudo. Mas que também estejam dispostos a estudar, a dar 110% de si em tudo o que fizerem”, finaliza.

Pular para o conteúdo