DESTAQUEPOLÍTICA

Presidente Figueiredo é bicampeão do Prêmio Band Cidades Excelentes, o Oscar da Gestão Pública

Município, administrado pela prefeita Patrícia Lopes, venceu em 2022, nas categorias infraestrutura e mobilidade urbana, desenvolvimento socioeconômico e categoria Índice de Gestão Municipal Aquila

O município de Presidente Figueiredo (distante 107 quilômetros da capital), na região metropolitana de Manaus, venceu, pela segunda vez consecutiva, o Prêmio Band Cidades Excelentes, considerado Oscar da Gestão Pública. Concorrendo entre as cidades brasileiras l, com população entre 30 e 100 mil habitantes, a Terra das Cachoeiras, administrada pela prefeita Patrícia Lopes (União Brasil) ficou, em primeiro lugar, em infraestrutura e mobilidade urbana, desenvolvimento socioeconômico e o prêmio principal Índice de Gestão Municipal Aquila (IGM Geral).

A prefeita Patrícia Lopes e o vice-prefeito Anderson Leal, receberam a premiação das mãos do editor-chefe da Band Amazonas, jornalista Neto Cavalcante.

“Receber essa premiação, pela segunda vez, nos motiva a continuar aprimorando a nossa gestão, em prol da melhoria da qualidade de vida da nossa população, primando sempre, pela eficiência e transparência na aplicação dos recursos públicos”, afirmou a prefeita Patrícia Lopes.

Ano passado, na estreia da premiação, e primeiro ano da gestão da prefeita Patrícia Lopes e Anderson Leal, o município de Presidente Figueiredo, também conquistou o primeiro lugar na categoria principal, IGM Geral, e ficou em 3º lugar nas categorias fiscal, transparência, Infraestrutura e mobilidade urbana.

Reiterando as palavras de Patrícia Lopes, o vice-prefeito Anderson Leal, destacou a importância da premiação, para motivar os gestores a trabalhar ainda mais para o bem da população figueiredense.

A premiação é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila, para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. No Amazonas, o evento tem o apoio da concessionária Empresa Águas de Manaus.

O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final.

No Amazonas, além de Presidente Figueiredo, foram premiados a capital do Estado, Manaus, que levou cinco premiações na categoria de cidades acima de 100 mil habitantes, e Parintins, município vencedor no pilar Saúde e Bem-Estar.

Fotos: Divulgação

Pular para o conteúdo