DESTAQUEEDUCAÇÃOSUSTENTABILIDADE

Escola pública de Parintins une saberes tradicionais e agricultura familiar em práticas educacionais

Familiares de estudantes se envolvem no projeto “Quintal Social – Mosaico de Saberes”, implantado em março deste ano

Um grupo de professores da Escola Estadual São José Operário, no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), tem realizado atividades de sensibilização ambiental e patrimonial, ensinando aos estudantes sobre os saberes tradicionais com plantas medicinais e agricultura familiar. O projeto “Quintal Social – Mosaico de Saberes”, está em andamento na escola desde de março de 2022.

A professora de Ciências, Michele Souza, diz que a proposta principal foi a revitalização da horta escolar junto a alunos de 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, mas a atividade contou com a participação voluntária de estudantes que se interessaram pelo projeto.

“O sonho de revitalizar o espaço da horta só foi possível porque tivemos o empenho dos nossos estudantes e suas famílias, porque é a base de existir desse projeto. Temos uma família que nos orienta constantemente sobre os cuidados com as hortaliças, fruto da parceria entre família e escola”, comemora.

O projeto é composto por outros quatro professores: Irian Butel, de História; Francimary Bentes, de Língua Portuguesa; e os professores de Matemática Raimundo Felipe e Andrea Souza. Juntos, eles trabalham metodologias ativas de forma interdisciplinar com a temática principal de saberes tradicionais e o patrimônio cultural.

Estudantes como protagonistas

Os estudantes participaram ativamente do projeto com a composição de uma música que foi gravada em ritmo de toada, convidando outros alunos a participarem das ações planejadas. Todo projeto foi trabalhado junto com os temas curriculares, de forma a manter associado a prática e a teoria estudada.

Além disso, os alunos participaram de seminários itinerantes nas salas sobre compostagem, produção de vasos de plantas com materiais reutilizados, doação de mudas de plantas pelas famílias, que participaram ativamente na construção da horta.

Atualmente, os produtos gerados na horta escolar são hortaliças comestíveis, que são colhidas pelos estudantes e entregues na cozinha da escola uma vez por semana para complementar na alimentação escolar. 

Fotos: Divulgação

Pular para o conteúdo