DESTAQUETURISMO

Comunidades da região da Valéria, em Parintins, recebem embelezamento para temporada de cruzeiros

Cerca de 200 casas das comunidades localizadas aos pés da Serra da Ilha Tupinambarana serão pintadas. A ação também abrangerá todas as embarcações que fazem o transporte de turistas na região

O principal ponto turístico da zona rural de Parintins, na região do Baixo Amazonas, a região da Valéria se prepara a temporada de cruzeiros 2022/2023, que inicia no próximo dia 26. Através de uma iniciativa do artista e filho da região, Freyzer Andrade, cinco comunidades da Valéria estão passando por um processo de embelezamento através da pintura de residências e embarcações. A ação conta com apoio das companhias de cruzeiro Oceania Cruises, Holland America Line e Seven Seas Cruises; Prefeitura de Parintins e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.

Cerca de 200 casas das comunidades localizadas aos pés da Serra de Parintins serão pintadas. A ação também abrangerá todas as embarcações que fazem o transporte de turistas na região.

A comunidade São Paulo foi a primeira a ser atendida com a ação de embelezamento. São 30 residências da localidade que passaram por embelezamento através da pintura. Santa Rita, Betel, Bete Semes e Samaria também serão atendidas pelo projeto.

Coordenador da iniciativa, Freyzer Andrade enaltece que o projeto é um incentivo aos moradores das cinco comunidades para a temporada de cruzeiros. De acordo com Freyzer, o embelezamento torna o ambiente mais receptivo e agradável aos turistas que visitarão a região a partir do dia 26 de novembro.

“Todas as comunidades vão estar dentro desse projeto, todas as casas vão estar coloridas e tenho certeza que seremos a região mais colorida do estado do Amazonas. Nossa região já é bonita. Temos a Serra de Parintins, estamos na divisa de dois estados (Amazonas e Pará) e vamos virar referência, com certeza, com esse novo projeto na comunidade”, destaca Freyzer Andrade.

Agricultora e moradora da comunidade São Paulo, a senhora Ana Clara Barbosa salienta que o projeto de pintura das casas e embarcações é de suma importância para o incentivo às atividades turísticas nas comunidades da Valéria, o que aquece a economia das localidades durante as temporadas de cruzeiros.

“Para nós é muito importante mesmo porque gera a renda para nós e para as outras comunidades também. Com as casas bastante coloridas e bonitas vai atrair mais os nossos visitantes, os turistas. Estamos com muita saudade, porque são dois anos parados. O povo, como já estava acostumado a vender seus artesanatos e outras coisas para angariar um dinheiro, sentiu muita falta”, comenta Ana Clara.

Fora a pintura de residências e embarcações, a ação promovida na região da Valéria também terá uma abrangência ambiental. Através da mobilização dos comunitários, as comunidades farão mutirão de limpeza e abordagens socioambientais no intuito de manter o meio ambiente da região preservado.

Fotos: Eder Repolho e Yuri Pinheiro (aéreas)

Pular para o conteúdo