TECNOLOGIA & INOVAÇÃO

Cenário das ameaças cibernéticas é tema da palestra de abertura da SQSI 2022

Evento integra programação da Semana da Qualidade e Segurança da Informação, promovida pela Prodam, Aatec e OAB 

O último relatório de agosto de 2022 sobre as tendências de ataques cibernéticos da empresa Check Point Software revela que houve um aumento global de 42% nos ataques cibernéticos em todo o mundo no primeiro semestre deste ano, com todas as regiões passando por uma escalada significativa. 

O cenário completo das ameaças dos últimos doze meses será apresentado na palestra de abertura da Semana da Qualidade e Segurança da Informação (SQSI), na próxima segunda-feira (7/11), a partir das 14h, no Auditório da OAB, na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, 2000, bairro Adrianópolis. O evento é gratuito e as inscrições já podem ser feitas no site www.prodam.am.gov.br.

Fernando De Falchi, gerente de engenharia de Segurança da empresa Check Point, falará sobre as ameaças, ataques e os eventos cibernéticos significativos de 2021-2022 e o impacto que eles tiveram nas organizações em todo o mundo.  

A palestra integra a programação da Semana da Qualidade e Segurança da Informação, evento promovido pela Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), órgão de tecnologia do Governo do Amazonas, em conjunto com a Associação Amazonense dos Profissionais de Tecnologia da Informação (Aatec), a Comissão de Direito Digital, Startups e Inovação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM) com apoio de patrocinadores do mercado de TI.

De acordo com a gerente de Segurança da Informação e Qualidade da Prodam, Lilian Gibson, a palestra de Fernando De Falchi é indicada tanto para os profissionais da área de TI, responsáveis em garantir a segurança das empresas, quanto para os demais usuários da rede. 

“A disseminação dessa informação é importante para ajudar as organizações e a sociedade, como um todo, a se prepararem para os desafios que se apresentam. As empresas têm o olhar voltado para facilitar a vida do usuário através das soluções de TI, mas as configurações dos sistemas e o usuário final continuam sendo o elo mais frágil quando se fala em segurança da informação. Por isso, esse tipo de evento ajuda a mostrar como as pessoas e empresas podem desenvolver uma postura de segurança o mais forte possível”, destacou Lilian Gibson. 

 SQSI 2022

A 13ª edição da Semana da Qualidade e Segurança da Informação (SQSI) ocorrerá entre os dias 7 e 11 de novembro e tem como objetivo disseminar as boas práticas de qualidade, nos termos da NBR ISO 9001, e da segurança da informação para os entes da Administração Pública do Amazonas. A temática escolhida para este ano é “Estratégias de Segurança e Qualidade contra ameaças cibernéticas”. 

Seguindo as tendências de realização de eventos, em 2022, a SQSI será realizada de forma híbrida, sendo apenas o dia 7 de novembro reservado para as atividades presenciais, a serem realizadas no Auditório da OAB, na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, 2000, bairro Adrianópolis.

No total, serão realizadas 13 palestras, sendo 03 presencias e 10 on-line pelo Teams, além do curso presencial de Administração Firewall – Check Point e do Wokshop on-line Identidades e Acesso Seguros da TrustControl.

As inscrições para participar do dia presencial podem ser realizadas no site www.prodam.am.gov.br, bastando clicar no banner que dá acesso à página do evento Semana da Qualidade e Segurança da Informação.

No site da Prodam também é possível conferir a programação completa do evento.

Para participar das palestras on-line não é necessário efetuar inscrição. O link de acesso às transmissões das atividades virtuais também será disponibilizado no site da Prodam. 

Foto e artes: Divulgação/Prodam

Pular para o conteúdo