Notícias Corporativas

Balneário Camboriú passa a contar com sistema de bikes compartilhadas

Balneário Camboriú, a cidade com maior valorização imobiliária do país, segundo índice FipeZap, passa a contar também com uma alternativa inovadora, limpa e consciente de mobilidade para que todos possam se movimentar e aproveitar. Por meio de uma parceria público-privada se insere no mercado um novo modal, um sistema de transporte elétrico compartilhado. São bikes elétricas que estarão disponíveis em pontos, chamados de parking zones (estações para as bikes), distribuídos inicialmente entre Barra Norte e Barra Sul, em frente a alguns empreendimentos FG, espaços públicos da cidade e também estabelecimentos privados, como farmácias e mercados, por exemplo. O serviço já está disponível para uso. O start foi dado no último sábado, com alta adesão da população. Nos primeiros cinco dias estima-se que mais de 750 km tenham sido percorridos com as bikes.

A inserção desse modal não poluente é um presente para toda a população e conta com anuência da Prefeitura de Balneário Camboriú, estando o serviço adequado ao Decreto nº 9.413/2019, referente às bicicletas elétricas não equiparadas a ciclomotores. Dessa forma, fica permitida a circulação em ciclovias e ciclofaixas. “Cada vez mais temos modais alternativos. Acompanhamos as tendências globais e sabemos da importância das bikes elétricas, mais democráticas e sustentáveis. Além disso, nossa preocupação com vida saudável e com a melhoria da qualidade de vida da população tem total sinergia com esse novo projeto”, explica o empresário Jean Graciola, presidente da FG Empreendimentos que está trazendo o sistema para o destino Balneário Camboriú.

Segundo o estudo “Micromobilidade no sul global”, o uso de bicicletas compartilhadas no Brasil teve um aumento de 400% nos últimos dez anos. O sistema compartilhado tem o objetivo de atender diversos perfis de utilização com as e-bikes nas estações. Para utilizar, basta baixar o aplicativo, cadastrar o número de celular e aguardar o SMS de confirmação. Para alugar o equipamento é necessário cadastrar o cartão de crédito e verificar no mapa do app onde os veículos estão disponíveis, pois em se tratando de um sistema dockless (sem estação fixa), os modais estão em constante movimento, atualizados em tempo real no app.

Inicialmente serão disponibilizados 50 equipamentos e, até julho de 2023, serão inseridas mais 100 bikes elétricas, atendendo a demanda. “Esse é um sistema de mobilidade econômica e sustentável e que oferece solução ao trânsito de Balneário Camboriú”, comenta o empresário Jean Graciola.

 

Pular para o conteúdo