Notícias Corporativas

Investimento em mangueira para caminhão tanque garante segurança

Foram registradas 1.095 ocorrências de acidentes envolvendo cargas perigosas no Brasil só no ano de 2021, de acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP). O número representa um aumento de 156 acidentes em relação ao ano de 2020 (939 ocorrências). Ainda segundo a ABTLP, as ocorrências com líquidos inflamáveis lideram os registros, com 640 casos no ano passado. 

Para segurança da população, alguns veículos, como os caminhões tanques, possuem legislação própria. Além disso, a condução também exige adequação da mangueira usada para abastecimentos.

O caminhão tanque é um veículo que tem capacidade de levar até 50 mil litros. Ele costuma ser utilizado para o transporte de líquidos a granel, como por exemplo, água potável, óleos vegetais, leite, entre outros produtos alimentícios. Porém, seu papel é fundamental para o deslocamento de combustíveis, como diesel, etanol e gasolina, além de produtos da indústria química. Sendo assim, a depender do tipo de carga, um imprevisto envolvendo esse automotivo pode resultar em acidentes fatais e ambientais. 

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelece regras rígidas previstas por lei, sob pena de multa para empresas que forem flagradas descumprindo suas recomendações. A resolução inclui a necessidade de uma Autorização Específica para circulação de Combinações de Veículos de Carga (CVC) com peso bruto superior a 57 toneladas. A condução também deve contar com kit de emergência, equipamentos de proteção individual e ter motorista com certificação no curso especialização para transporte de produtos perigosos, MOPP. 

Já a mangueira para caminhão tanque desempenha um papel fundamental para os processos. De acordo com o CEO da fabricante de mangueiras e mangotes Maxxflex, o material precisa apresentar alta resistência ao tipo de substância que passará pela sucção e descarga. Por isso, é de extrema importância conhecer bem aquilo que está sendo transportado.

“Como o trabalho pode envolver o contato com produtos químicos e variações de temperatura, é recomendado o uso de mangueiras especiais, em borracha sintética e reforçada com fios anti-estáticos”, explica Daniel Rodriguez.

O especialista também chama a atenção para a compatibilidade dos terminais, que podem ser retos ou com punhos. Ele explica que o abastecimento do tanque pode ocorrer por Top Loading, quando o carregamento é realizado pela parte superior do caminhão ou então de pelo modo Bottom Loading, pela parte inferior. 

“Com um encaixe adequado, a mangueira para caminhão tanque irá evitar perda de substâncias por desperdício ou evaporação. Além disso, este cuidado também serve como proteção para os profissionais que precisam manusear o canal de condução”, diz Daniel Rodriguez.

Pular para o conteúdo