DESTAQUEMANAUS

Prefeitura e Iphan alinham ações de cooperação para gestão compartilhada do Centro Histórico de Manaus

Parceria buscar dar celeridade na tramitação de projetos para o centro histórico, como a construção do mirante e o largo da Ilha de São Vicente e seus casarões

Reforçando as relações institucionais definidas em um acordo de cooperação técnica, a prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas definiram ações integradas para gestão compartilhada do conjunto tombado do Centro Histórico de Manaus.

O objetivo é a preservação, promoção e valorização como patrimônio cultural brasileiro a partir da implementação de atividades conjuntas, apoio mútuo, políticas convergentes e de interesse comum ao desenvolvimento do território.

“Reforçamos a importância da parceria das instituições na construção de um plano de trabalho, com grupo técnico-gestor, visando implementação não só de revitalizações, de qualificar e preservar bens materiais do centro histórico, mas também o fomento a ações de promoção à educação patrimonial, fazendo com que a sociedade participe de forma integrada, valorizando e reconhecendo a importância da memória e da identidade da nossa cidade”, comentou o superintendente do Iphan-AM, Mauro Augusto Menezes.

Para o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, o acordo permite a construção conjunta de iniciativas para trabalhos das autarquias que visam o bem comum da sociedade, além de buscar celeridade na tramitação de projetos para o centro histórico, com os do “Nosso Centro”, como o mirante e o largo da Ilha de São Vicente e seus casarões.

Junto ao Iphan, a prefeitura de Manaus vem mantendo intenso alinhamento para a construção de um sistema de gestão compartilhada, que possa dar mais proatividade e auxiliar no destravamento burocrático, cada um na sua devida responsabilidade técnica e legal, respeitando as competências.

Implurb e Iphan desenvolvem ações em conjunto desde o início da gestão do prefeito David Almeida. A área de tombamento do Centro Histórico de Manaus é protegida nacionalmente desde 2012.

A execução global do objeto do acordo será de 24 meses, tendo início em maio de 2022. Para o cidadão que precisa licenciar obras, reformas ou fazer negócios com imóveis na área central de interferência do tombamento, a ideia é melhorar também a tramitação de processos. Como aprimorar mecanismos de licenciamento será objeto de debate entre os técnicos das instituições, com um desenho posterior, plano de trabalho e atividades para propor as rotinas de análise, autorização e fiscalização junto a intervenções permanentes ou temporárias.

Pular para o conteúdo